Página Inicial
 Nutrientes
  Macronutrientes
   Carboidratos
   Proteínas
   Gorduras
   Fibras [+]
  Micronutrientes
  Vitaminas
   Vitamina A
   Vitamina D
   Vitamina E [+]
  Minerais
   Cálcio
   Sódio [+]
 Mais conteúdos [+]

 Guia Nutricional
 Artigos sobre Nutrição
 Alimentação Saudável
 Dicas Nutricionais
 Test Drive de Produtos
 Expectativa de Vida
 Teste Nutricional
 Teste Yin Yang
 Cálculos On-line
  Peso Ideal
  IMC
  Atividades Físicas
  Calorias Homens
  Calorias Mulheres
 Tabela de Calorias
 Nutrição e Patologias
 Área dos Professores

 Jogos On-line
 Exercícios Resolvidos
 Provas de Concursos

 Mito ou Verdade?
 Curiosidades
 Receitas
 Dicionário de Nutrição
 Notícias
 Profissão Nutricionista
 Laifis de Nutrição
 Downloads
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

Alimentação alternativa

Natural (Naturalismo): O naturalismo é uma linha que se preocupa somente em utilizar alimentos integrais, livres de químicos. Nem sempre segue a linha vegetariana, já que, muitas vezes, utilizam o frango e o peixe fresco.

Crudivorismo (Naturismo): O Naturismo, também chamado de Crudivorismo, consome somente hortaliças, cereais e frutas em sua forma natural, sem cozimento ou sal, não podendo, portanto, confundir-se com o Naturalismo, pois aquele não utiliza qualquer método de cocção.

Macrobiótica: Macrobiótica é o termo próprio para designar vida longa, grande vida ou vida perfeita (Macro = grande e Bio = vida). A macrobiótica prolonga a vida biológica, ao mesmo tempo que defende o organismo contra todos os tipos de poluição moderna, conferindo ainda maior desenvolvimento à capacidade psíquica, mental e do discernimento. Fundamentada na filosofia do Princípio Único Yin e Yange na Ordem do Universo, a macrobiótica é um sistema alimentar cuja base é o consumo de cereais integrais, legumes e frutas frescas. A base da macrobiótica está relacionada com a seleção dos alimentos de acordo com as suas características Yin/Yang e segundo suas proporções de sódio e de potássio. O Yin e o Yang são duas forças antagônicas, opostas, contrárias, que se complementam por serem complementares, sendo o Yin positivo e o Yang negativo. O termo Yin refere-se a açúcares, laticínios, amêndoas e vegetais; já o termo Yang refere-se a cereais, peixes, carne animal e ovos. A utilização de carnes é restrita a aves e frutos do mar em pequena quantidade e quando conhecida a sua origem e estabelecida o seu grau de pureza; a carne de vaca é evitada ao máximo por passar muito tempo nos frigoríficos (libera muitas toxinas) e conter hormônios próprios do metabolismo da vaca e das suas características físicas. O leite de vaca não é aconselhável já que é julgado ser um alimento impróprio para humanos, uma vez que cada leite é específico para cada espécie em função das suas características bioquímicas (glicídios, proteínas e lipídios). Os nutricionistas, em sua maioria, dão importância ao valor nutritivo, calorias dos alimentos, enquanto que os macrobióticos valorizam o poder energético dos alimentos, baseados na lei imutável do Princípio Único - Lei do Yin e Yang - que se concretiza, no final no Zen (equilíbrio).
Alimentação orgânica é o termo usado para designar uma parte da macrobiótica que se dedica ao estudo e a utilização de produtos naturais, puros, de vegetais não tratados com adubos químicos prejudiciais à saúde, DDT, pesticidas, herbicidas e outros venenos, em sua maioria não bio-degradáveis.

Vegetariana: Os vegetarianos com freqüência, selecionam os alimentos o menos possível industrializado e geralmente usam pouco, sal, açúcar e cafeína. Alguns preferem alimentos cultivados organicamente (utiliza-se apenas folhas, húmus de minhoca e outros elementos da própria natureza) evitando corantes artificiais, conservantes e aditivos, já que os métodos de cultivo industrializados, utilizam aditivos químicos, fertilizantes sintéticos e agrotóxicos na maioria das plantações de frutas e hortaliças.

Tipos de dietas vegetariana:
Ovo-Lacto-Vegetariano: Neste sistema qualquer tipo de carne foi eliminada. Alimentação é constituída de frutas, hortaliças, cereais, produtos lácteos e ovos.
Lacto-Vegetariano: São utilizados: frutas, cereais, hortaliças e produtos lácteos. Foi abolido o ovo.
Vegetariano Puro (Vegan ou Restrito): São utilizados frutas, hortaliças e cereais. Nesse sistema alimentar, não é utilizado qualquer produto animal, inclusive gelatina e mel (produto das abelhas) e os vegetais podem ser consumidos crus ou cozidos, temperados com codimentos vegetais.

Ayurvédica: Para essa ciência, a saúde está na capacidade de identificar, evitar e eliminar toxinas. A alimentação é à base dos recursos terapêuticos do Ayurveda, o milenar sistema médico indiano, e a principal condição de sua eficácia, tanto na prevenção como no tratamento de doenças, está na elaboração de uma dieta individualizada, quando se leva em conta a constituição psicofísica de cada pessoa.

Frugivorismo (Frutariana): Frutarianos são um sub-grupo dos vegetarianos que comem somente as frutas das plantas, incluindo todos os grãos, nozes, sementes, feijões, ervilhas, pimentas, tomates, abóboras, etc.

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2017 Só Nutrição. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.