Você está em Diversos > Curiosidades

Chimarrão faz bem para a saúde

O chimarrão apresenta as mesmas propriedades do chá verde. É rico em flavonoides (compostos químicos) que têm propriedades antioxidante e anti-inflamatória e, conforme determinados estudiosos, podem ainda prevenir ou retardar o desenvolvimento de certos tipos de câncer.

Pesquisas recentes demonstram que o chimarrão pode combater o nível de colesterol, reduzindo índices de gordura do sangue. Na constituição química encontra-se: alcaloides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e cafeico), vitaminas (A, Bi, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídeos (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídeos (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.

Pode ser considerado um estimulante da atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, eliminando a fadiga. Atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmoniza o funcionamento bulbo-medular. Age também sobre o tubo digestivo, facilita a digestão e favorece a evacuação e mictação. O único cuidado que se deve ter é em relação à temperatura, pois se for consumido com frequência muito quente, pode contribuir para a formação de um câncer de esôfago.

Veja também...

Amêndoa ajuda na digestão

Vitamina K não pode faltar

O que são alimentos prebióticos, probióticos e simbióticos?

Qual a diferença entre iogurte e bebida láctea?

Como calcular as calorias de um alimento?

Oxidação de vitaminas com talheres

O estômago pode diminuir de tamanho se eu comer menos?

<< Voltar para seção "Curiosidades"

Como referenciar: "Chimarrão faz bem para a saúde" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 10:16. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/curiosidades/curiosidade.php?id=12