Nutrientes
  Macronutrientes
   Carboidratos
   Proteínas
   Gorduras
   Fibras [+]
  Micronutrientes
  Vitaminas
   Vitamina A
   Vitamina D
   Vitamina E [+]
  Minerais
   Cálcio
   Sódio [+]
 Mais conteúdos [+]

 Guia Nutricional
 Alimentação Saudável
 Dicas Nutricionais
 Test Drive de Produtos
 Expectativa de Vida
 Teste Nutricional
 Teste Yin Yang
 Cálculos On-line
  Peso Ideal
  IMC
  Atividades Físicas
  Calorias Homens
  Calorias Mulheres
 Tabela de Calorias
 Nutrição e Patologias
 
Artigos
  Gastronomia
  Nutrição e Pediatria
  Outros Assuntos

 Jogos On-line
 Curiosidades
 Mito ou Verdade?
 Receitas
 Dicionário de Nutrição
 Exercícios Resolvidos
 Notícias
 Provas de Concursos
 Profissão Nutricionista
 Serviços
 
Downloads
 Eventos
 Fale Conosco

Parceria:

Busca geral

 

Megapesquisa não vê relação entre ômega 3 e saúde

Pesquisadores britânicos afirmaram que não há provas de que o consumo de gorduras encontradas em peixes como salmão, atum, cavala e anchova resulte em benefício claro para a saúde.

Várias pesquisas indicam que o consumo de gorduras do tipo ômega 3, encontradas em peixes gordurosos, poderiam ajudar a proteger contra doenças cardíacas e autoridades de saúde da Grã-Bretanha aconselham o consumo de quatro porções de peixes gordurosos por semana.

Mas a revista especializada British Medical Journal analisou 89 pesquisas que se concentraram na relação destas gorduras com doenças cardíacas, câncer e derrames e não encontrou provas de que as gorduras ofereciam proteção.

A análise examinou o impacto de gorduras ômega 3 em pacientes com doenças de coração crônicas e sugeriu que a gordura não teve nenhum papel na prevenção do retorno destas doenças.

Mortes

Foram analisados 3.114 homens com quadros estáveis de angina em 2003 e a análise descobriu que aqueles que receberam grande quantidade de peixes gordurosos apresentavam mais risco de ataque cardíaco e foram registradas mais mortes por problemas cardíacos.

Os autores não sabem porque os resultados desta análise são diferentes dos resultados obtidos anteriormente.

Eles então concluíram que não está claro se as gorduras ômega 3 reduzem ou aumentam o número total de mortalidade, incidentes cardiovasculares, câncer e derrames.

"As autoridades de saúde britânicas encorajam o público em geral a consumir mais peixes gordurosos, e quantidades ainda maiores são recomendadas depois de ataques do coração", disse o líder da equipe de pesquisadores, Lee Hooper, palestrante da Escola de Medicina, Saúde Pública e Prática na Universidade de East Anglia, em Norwich.

"Este aconselhamento deve continuar no momento, mas as provas devem ser analisadas regularmente. Provavelmente não é apropriado recomendar o alto consumo de gorduras do tipo ômega 3 para pessoas que têm angina, mas ainda não tiveram um ataque do coração", acrescentou.

Suspender o consumo

Mike Knapton, diretor de prevenção e cuidado da Fundação Cardíaca Britânica, disse que as pessoas não devem suspender o consumo de ômega 3 ou de peixes gordurosos.

"Até o momento, a pesquisa médica demonstrou o benefício gerado por gorduras do tipo ômega 3 na proteção contra doenças do coração e circulatórias. A análise sistemática de numerosos estudos concluiu que não há prova clara do contrário", disse.

"São necessárias mais pesquisas para estabelecer porque alguns estudos mostraram um leve aumento no risco associado ao consumo de quantidades altas de peixes gordurosos, que está possivelmente relacionado aos níveis de mercúrio", acrescentou.

Uma pesquisa recente, publicada na revista British Journal of Medicine, indicou que uma dieta rica em peixes gordurosos pode reduzir as chances de desenvolvimento das formas mais agressivas de câncer de próstata.

16/01/2009

Fonte: BBC Brasil.com

Jogos On-line

Conheça o jogo dos alimentos, no qual você deve classificar os alimentos apresentados. Clique aqui e divirta-se.

Festival de Cannes

Anúncios do Só Nutrição concorrem mostrando a alimentação do Abominável Homem das Neves, do Monstro do Pântano e dos Canibais. Veja.

Gostou do Site?

Seu nome:

Nome do seu amigo:

E-mail do seu amigo:

Visita à Creche

Só Nutrição realizou ação em creche comunitária. Colabore você também!

Mito ou Verdade?

Diversas respostas para as dúvidas mais frequentes do povo sobre alimentação.

Sites da Rede

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Fale conosco

Copyright © 2010 Só Nutrição. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.