Nutrientes
  Macronutrientes
   Carboidratos
   Proteínas
   Gorduras
   Fibras [+]
  Micronutrientes
  Vitaminas
   Vitamina A
   Vitamina D
   Vitamina E [+]
  Minerais
   Cálcio
   Sódio [+]
 Mais conteúdos [+]

 Guia Nutricional
 Alimentação Saudável
 Dicas Nutricionais
 Test Drive de Produtos
 Expectativa de Vida
 Teste Nutricional
 Teste Yin Yang
 Cálculos On-line
  Peso Ideal
  IMC
  Atividades Físicas
  Calorias Homens
  Calorias Mulheres
 Tabela de Calorias
 Nutrição e Patologias
 
Artigos
  Gastronomia
  Nutrição e Pediatria
  Outros Assuntos

 Jogos On-line
 Curiosidades
 Mito ou Verdade?
 Receitas
 Dicionário de Nutrição
 Exercícios Resolvidos
 Notícias
 Provas de Concursos
 Profissão Nutricionista
 Serviços
 
Downloads
 Eventos
 Fale Conosco

Parceria:

Busca geral

 

Amendoim pode ajudar a reduzir risco de doença cardíaca, diz estudo

O amendoim, seja em forma de farinha sem gordura, de óleo, ou inteiro, têm efeitos benéficos na redução do risco de doença cardíaca, segundo estudo apresentado no encontro anual do Institute of Food Technologists, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, o efeito protetor do amendoim ocorre principalmente pela redução nos níveis de LDL (colesterol "ruim").

A pesquisa comparou o efeito, em roedores, de quatro dietas que continham quantidades similares de gordura, carboidratos e proteína. Em três dietas, o amendoim inteiro, o óleo e a farinha derivados foram substituídos por alimentos com nível calórico equivalente.

E os resultados indicaram que as dietas contendo o amendoim, em qualquer uma das três formas, reduziram os níveis de colesterol total e de colesterol "ruim", mantendo a mesma quantidade de bom colesterol (HDL) no sangue.

"Nós mostramos agora que há componentes além da 'gordura saudável' nos amendoins que têm fortes benefícios para a saúde", disseram os autores. Nutrientes como a proteína, a arginina, fibras, folato, vitamina E, niacina, minerais, antioxidantes, e bioativos como o resveratrol e fitosteróis, presentes em produtos do amendoim, poderiam, segundo eles, reduzir os fatores de risco cardíaco.

Antes de recomendarem o consumo de amendoim como prevenção de doenças cardiovasculares, mais estudos, inclusive com humanos, são necessários para confirmação.

25/01/2010

Fonte: Institute of Food Technologists. Julho de 2008

Jogos On-line

Conheça o jogo dos alimentos, no qual você deve classificar os alimentos apresentados. Clique aqui e divirta-se.

Festival de Cannes

Anúncios do Só Nutrição concorrem mostrando a alimentação do Abominável Homem das Neves, do Monstro do Pântano e dos Canibais. Veja.

Gostou do Site?

Seu nome:

Nome do seu amigo:

E-mail do seu amigo:

Visita à Creche

Só Nutrição realizou ação em creche comunitária. Colabore você também!

Mito ou Verdade?

Diversas respostas para as dúvidas mais frequentes do povo sobre alimentação.

Sites da Rede

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Fale conosco

Copyright © 2010 Só Nutrição. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.