Você está em Diversos > Notícias

Adicionar mais cálcio à dieta pode ajudar a viver mais

Segundo estudo do conceituado centro de pesquisas sueco Instituto Karolinska, adicionar mais cálcio à dieta pode ajudar a viver mais. Acompanhando, por 10 anos, mais de 23 mil homens suecos com idades entre 45 e 79 anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiam maior quantidade de cálcio na alimentação eram 25% menos propensos a morrer durante o estudo, comparados àqueles com a menor ingestão do nutriente.

Na pesquisa, os participantes relataram sua dieta, sendo que nenhum deles consumia suplementos de cálcio. As análises mostraram que os maiores consumidores de cálcio na alimentação tinham 25% menos chances de estarem entre os 2.358 participantes que morreram durante o acompanhamento e 23% menor risco de morrer de doença cardíaca do que aqueles que não ingeriam uma maior quantidade de cálcio.

De acordo com os autores, o grupo que ingeria maiores níveis do mineral (um terço dos participantes) consumia cerca de 2.000mg diárias - principalmente no leite, laticínios e cereais -, contra cerca de 1.000mg do um terço que ingeria menos cálcio, sendo que o recomendado pelas autoridades americanas de saúde é de 1.000 para homens de 19 a 50 anos e de 1.200 para aqueles com mais de 50. "A ingestão de cálcio acima do recomendado diariamente pode reduzir a mortalidade por todas as causas", concluíram os pesquisadores.

Eles destacam que o nutriente pode reduzir a mortalidade de várias formas, como, por exemplo, reduzindo a pressão sanguínea, o colesterol e os níveis de glicose no sangue. No entanto, mais estudos são necessários para a confirmação desse efeito do cálcio, principalmente os que considerem sua ingestão em combinação com o magnésio e que investiguem outra fonte importante do nutriente, que é o consumo de água.

22/03/2010

Fonte: http://boasaude.uol.com.br

Como referenciar: "Adicionar mais cálcio à dieta pode ajudar a viver mais" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/04/2024 às 22:46. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/noticia.php?id=40