Nutrientes
  Macronutrientes
   Carboidratos
   Proteínas
   Gorduras
   Fibras [+]
  Micronutrientes
  Vitaminas
   Vitamina A
   Vitamina D
   Vitamina E [+]
  Minerais
   Cálcio
   Sódio [+]
 Mais conteúdos [+]

 Guia Nutricional
 Alimentação Saudável
 Dicas Nutricionais
 Test Drive de Produtos
 Expectativa de Vida
 Teste Nutricional
 Teste Yin Yang
 Cálculos On-line
  Peso Ideal
  IMC
  Atividades Físicas
  Calorias Homens
  Calorias Mulheres
 Tabela de Calorias
 Nutrição e Patologias
 
Artigos
  Gastronomia
  Nutrição e Pediatria
  Outros Assuntos

 Jogos On-line
 Curiosidades
 Mito ou Verdade?
 Receitas
 Dicionário de Nutrição
 Exercícios Resolvidos
 Notícias
 Provas de Concursos
 Profissão Nutricionista
 Serviços
 
Downloads
 Eventos
 Fale Conosco

Parceria:

Busca geral

 

Adicionar mais cálcio à dieta pode ajudar a viver mais

Segundo estudo do conceituado centro de pesquisas sueco Instituto Karolinska, adicionar mais cálcio à dieta pode ajudar a viver mais. Acompanhando, por 10 anos, mais de 23 mil homens suecos com idades entre 45 e 79 anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiam maior quantidade de cálcio na alimentação eram 25% menos propensos a morrer durante o estudo, comparados àqueles com a menor ingestão do nutriente.

Na pesquisa, os participantes relataram sua dieta, sendo que nenhum deles consumia suplementos de cálcio. As análises mostraram que os maiores consumidores de cálcio na alimentação tinham 25% menos chances de estarem entre os 2.358 participantes que morreram durante o acompanhamento e 23% menor risco de morrer de doença cardíaca do que aqueles que não ingeriam uma maior quantidade de cálcio.

De acordo com os autores, o grupo que ingeria maiores níveis do mineral (um terço dos participantes) consumia cerca de 2.000mg diárias - principalmente no leite, laticínios e cereais -, contra cerca de 1.000mg do um terço que ingeria menos cálcio, sendo que o recomendado pelas autoridades americanas de saúde é de 1.000 para homens de 19 a 50 anos e de 1.200 para aqueles com mais de 50. "A ingestão de cálcio acima do recomendado diariamente pode reduzir a mortalidade por todas as causas", concluíram os pesquisadores.

Eles destacam que o nutriente pode reduzir a mortalidade de várias formas, como, por exemplo, reduzindo a pressão sanguínea, o colesterol e os níveis de glicose no sangue. No entanto, mais estudos são necessários para a confirmação desse efeito do cálcio, principalmente os que considerem sua ingestão em combinação com o magnésio e que investiguem outra fonte importante do nutriente, que é o consumo de água.

22/03/2010

Fonte: http://boasaude.uol.com.br

Jogos On-line

Conheça o jogo dos alimentos, no qual você deve classificar os alimentos apresentados. Clique aqui e divirta-se.

Festival de Cannes

Anúncios do Só Nutrição concorrem mostrando a alimentação do Abominável Homem das Neves, do Monstro do Pântano e dos Canibais. Veja.

Gostou do Site?

Seu nome:

Nome do seu amigo:

E-mail do seu amigo:

Visita à Creche

Só Nutrição realizou ação em creche comunitária. Colabore você também!

Mito ou Verdade?

Diversas respostas para as dúvidas mais frequentes do povo sobre alimentação.

Sites da Rede

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Fale conosco

Copyright © 2010 Só Nutrição. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.