Você está em Diversos > Notícias

Cafeína demais pode causar alucinação, diz estudo

Por Michael Kahn

LONDRES (Reuters) - Você anda ouvindo vozes e vendo coisas que não existem? A culpa pode ser do excesso de cafeína, segundo um estudo divulgado na quarta-feira por pesquisadores britânicos.

Eles descobriram que estudantes que consumiam mais do que o equivalente a sete xícaras de café instantâneo por dia tinham o triplo de probabilidade de sofrer esse tipo de alucinação, em comparação a pessoas que tomavam só uma xícara.

"Esse é o primeiro passo no sentido de examinar os fatores mais amplos associados às alucinações", disse Simon Jones, psicólogo da Universidade Durhan, da Grã-Bretanha, que coordenou o estudo publicado na revista Personality and Individual Differences.

As conclusões também se somam aos indícios de que a quantidade diária de cafeína ingerida pode afetar a saúde da pessoa.

Recentes estudos sugerem que a cafeína pode reduzir o risco de câncer no ovário, embora outras pesquisas digam que o excesso de café duplica o risco de aborto.

Atualmente, vítimas de alucinações são tratadas com remédios e terapia, mas Jones disse que a pesquisa sugere que alterações na dieta também seriam proveitosas.

"Até onde eu sei, é a primeira vez que a cafeína e as alucinações são examinadas (em conjunto)", disse Jones por telefone.

Ele e seus colegas perguntaram a 200 estudantes sobre o seu consumo habitual de café, chá, energéticos e outros produtos com cafeína. Também avaliaram o estresse de cada um.

Os alunos que consumiam mais cafeína tinham mais propensão a relatar alucinações, segundo os pesquisadores.

O cortisol (hormônio ligado ao estresse) pode explicar a vinculação, segundo Jones. Os pesquisadores sabem que o organismo libera mais hormônio depois do consumo de cafeína, e essa "dose" extra pode estimular as alucinações.

Não houve avaliações sobre o sono dos envolvidos. O próximo passo é determinar se a cafeína realmente causa as alucinações, ou se as pessoas simplesmente consomem mais café quando estão estressadas, disse Jones.

"Pode ser que os que têm mais alucinações tenham maiores níveis de preocupação e ansiedade, e isso os leva a consumir mais cafeína", explicou.

15/01/2009

Fonte: Reuters

Como referenciar: "Cafeína demais pode causar alucinação, diz estudo" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 17:35. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/noticia.php?id=6