Página Inicial
 Nutrientes
  Macronutrientes
   Carboidratos
   Proteínas
   Gorduras
   Fibras [+]
  Micronutrientes
  Vitaminas
   Vitamina A
   Vitamina D
   Vitamina E [+]
  Minerais
   Cálcio
   Sódio [+]
 Mais conteúdos [+]

 Guia Nutricional
 Artigos sobre Nutrição
 Alimentação Saudável
 Dicas Nutricionais
 Test Drive de Produtos
 Expectativa de Vida
 Teste Nutricional
 Teste Yin Yang
 Cálculos On-line
  Peso Ideal
  IMC
  Atividades Físicas
  Calorias Homens
  Calorias Mulheres
 Tabela de Calorias
 Nutrição e Patologias
 Área dos Professores

 Jogos On-line
 Exercícios Resolvidos
 Provas de Concursos

 Mito ou Verdade?
 Curiosidades
 Receitas
 Dicionário de Nutrição
 Notícias
 Profissão Nutricionista
 Laifis de Nutrição
 Downloads
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

Açúcares

Os carboidratos são compostos formados por unidades denominadas sacarídeos, que são classificados em monossacarídeos (glicose, frutose, galactose), dissacarídeos (sacarose, maltose, lactose) e polissacarídeos (amido, glicogênio, celulose). Quando se ingere açúcares simples, o organismo é capaz de absorvê-los diretamente para o sangue, mas quando se ingere dissacarídeos, o organismo precisa digeri-los primeiro. As enzimas do intestino têm de dividir os dissacarídeos em monossacarídeos de tal modo que possam entrar na corrente sanguínea. O sangue então entrega todos os produtos da digestão ao fígado, que possui enzimas para modificar nutrientes, tornando-os úteis para o corpo.

CARACTERÍSTICAS DOS AÇÚCARES

Açúcar (sacarose): Mais comum para adoçar bebidas e preparações. Suas principais fontes: frutas, cana-de-açúcar, raízes e sementes. Ele pode se apresentar de diversas formas:

Açúcar demerara: Retirado diretamente do melado de cana, tem cor escura e é um produto instável devido ao acúmulo de mel residual em sua composição.

 Açúcar cristal: Variedade formada por cristais. Proveniente do demerara após processo químico.

Açúcar refinado: Sendo o mais comum dos açúcares, é obtido do açúcar cristal, por métodos físicos e químicos.

Açúcar de confeiteiro: Açúcar muito fino, que absorve umidade e empedra. Para que isso não ocorra, mistura-se com amido, o que impede a aglomeração das partículas de sacarose.

Açúcar em tabletes: Obtém-se colocando sacarose cristalizada em formas e adicionando uma solução saturada (quente) de açúcar. É retirado das formas após resfriar.

Açúcar mascavo e rapadura: Obtido da cana-de-açúcar, é composto principalmente de sacarose, possuindo também glicose e frutose. Tem a presença de minerais como o cálcio, o ferro e o fósforo.

Melado: Fabricado da fervura do caldo de cana, tem vitaminas do complexo B.

Açúcar líquido: Destina-se basicamente à indústria.

Frutose: É encontrada em grande parte nas frutas, no mel e em alguns vegetais. Em termos calóricos, se equivale à sacarose, porém com maior poder edulcorante.

Mel: Produto natural produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores e exsudados sacarinos das plantas. É bastante utilizado em bolos, pães e biscoitos, mas sua forma mais comum é in natura.

Xarope de glicose: Descoberto pelo químico Kirchhoff, apresenta-se na forma de dextrina, maltose e glicose dispersas em água. É usado para a alimentação infantil, sorvetes, refrigerantes, confeitos, gomas de mascar, cervejas, entre outros.

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2017 Só Nutrição. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.