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Como diminuir as calorias na alimentação

Para ter uma alimentação saudável e perder alguns quilinhos, o ideal é começar pela lista de compras. Muitos alimentos podem ser substituídos por outros menos calóricos ou com menos gordura. Veja o que levar no seu carrinho:

SORVETES - podem ser substituídos por frozen yogurt ou smoothies, que são menos calóricos. Cuidado com os sorvetes diet, que podem ser ricos em gordura hidrogenada, prejudicial à saúde.

MAIONESE - substitua por molhos de iogurte natural, queijo kaschimier ou cottage, com ervas aromáticas e mostarda.

EMBUTIDOS – escolha os frios de peito de peru, pois possuem menos gorduras e calorias.

REFRIGERANTE – troque pelo refrigerante zero, mas consuma com moderação, pois pode provocar descalcificação óssea. O melhor é consumir sucos de frutas naturais, chás gelados e água pura.

CHOCOLATE - troque por barras de cereais com chocolate, as fibras vão ajudara saciar a fome e a vontade de comer mais doce. Evite os chocolates diet, pois apresentam a mesma (ou até mais) calorias que os chocolates normais, eles só não têm açúcar.

CEREAIS - prefira arroz, massas e pães integrais. Saciam mais a fome e têm muito mais nutrientes do que os refinados.

APERITIVOS - substitua os amendoins e alimentos gordurosos por pepinos em conserva, tiras de cenoura, cubos de ricota ou palmito. Sirva com molho de iogurte e ervas, ou pasta de kaschimier com atum.

 DICAS PARA AS COMPRAS:
- Faça a lista de compras e só coloque no carrinho o que foi anotado.
- Jamais vá ao supermercado com fome. Faça um lanche antes.
- Reserve um tempo para escolher os produtos com calma e ler os rótulos dos produtos.
- Nos rótulos, compare as quantidades de calorias com a porção indicada.

 

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