Nutrientes
  Macronutrientes
   Carboidratos
   Proteínas
   Gorduras
   Fibras [+]
  Micronutrientes
  Vitaminas
   Vitamina A
   Vitamina D
   Vitamina E [+]
  Minerais
   Cálcio
   Sódio [+]
 Mais conteúdos [+]

 Guia Nutricional
 Alimentação Saudável
 Dicas Nutricionais
 Test Drive de Produtos
 Expectativa de Vida
 Teste Nutricional
 Teste Yin Yang
 Cálculos On-line
  Peso Ideal
  IMC
  Atividades Físicas
  Calorias Homens
  Calorias Mulheres
 Tabela de Calorias
 Nutrição e Patologias
 
Artigos
  Gastronomia
  Nutrição e Pediatria
  Outros Assuntos

 Jogos On-line
 Curiosidades
 Mito ou Verdade?
 Receitas
 Dicionário de Nutrição
 Exercícios Resolvidos
 Notícias
 Provas de Concursos
 Profissão Nutricionista
 Serviços
 
Downloads
 Eventos
 Fale Conosco

Parceria:

Busca geral

 

Efeito "iô-iô" de dietas reduz a expectativa de vida, diz estudo

Um estudo conduzido por especialistas escoceses sugere que o efeito "iô-iô" provocado por dietas - quando a pessoa volta a engordar após um regime alimentar rigoroso - pode reduzir significantemente a expectativa de vida. Os cientistas da Universidade de Glasgow realizaram uma experiência com peixes, alimentando-os com grande quantidade de comida para, em seguida, submeterem estes animais a uma dieta rigorosa. O cientistas perceberam que o desequilíbrio alimentar reduziu a expectativa de vida dos peixes em até 25%.

O trabalho publicado na revista Proceedings of the Royal Society sugere que a diminuição na expectativa de vida não foi uma consequência do processo de envelhecimento acelerado dos peixes provocado pela alimentação irregular, mas do aumento do risco de morte súbita. As chances de morte súbita, explicaram os especialistas, foram consequência do "crescimento anormal" dos animais, provocado pela irregularidade em suas dietas. "Os peixes que foram submetidos à dieta se reproduziram normalmente, mas, em média, tiveram expectativa de vida 25% menor do que aqueles que comeram quantidades regulares de comida", afirmou Neil Metcalfe, coordenador do trabalho.

Os especialistas acreditam que os resultados podem ser aplicados a adolescentes e crianças que fazem o mesmo tipo de regime, por estarem em fase de crescimento. "Se fizermos o paralelo com humanos, a pesquisa pode ser aplicada a crianças e adolescentes, porque estão se desenvolvendo", alertou o professor.

08/06/2010

Fonte: Nutrição Ativa
Outras informações no endereço:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u397175.shtml

Jogos On-line

Conheça o jogo dos alimentos, no qual você deve classificar os alimentos apresentados. Clique aqui e divirta-se.

Festival de Cannes

Anúncios do Só Nutrição concorrem mostrando a alimentação do Abominável Homem das Neves, do Monstro do Pântano e dos Canibais. Veja.

Gostou do Site?

Seu nome:

Nome do seu amigo:

E-mail do seu amigo:

Visita à Creche

Só Nutrição realizou ação em creche comunitária. Colabore você também!

Mito ou Verdade?

Diversas respostas para as dúvidas mais frequentes do povo sobre alimentação.

Sites da Rede

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Fale conosco

Copyright © 2010 Só Nutrição. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.