Você está em Artigos

Adoçantes em excesso podem fazer mal a saúde

Os adoçantes são substitutos do açúcar, com o objetivo de prevenir doenças, emagrecer e reduzir os níveis de glicose no sangue.

Conferem doçura aos alimentos sem possuir sacarose (açúcar da cana). Os adoçantes dietéticos podem ser divididos em dois grupos distintos, calóricos e não calóricos.

Os não calóricos possuem zero calorias, enquanto os calóricos apresentam baixas calorias.

Adoçantes dietéticos calóricos

  • Aspartame (4Kcal/g)
  • Frutose (4Kcal/g)
  • Xylitol, Sorbitol e Manitol (4Kcal/g)

Adoçantes dietéticos não-calóricos

  • Sacarina
  • Acessulfame-k
  • Ciclamato de sódio
  • Sucralose
  • Estévia

O grande problema de sua utilização é que são consumidos sem nenhuma restrição. Sendo produtos artificiais, podem trazer uma ação tóxica para o organismo.

O consumo em excesso pode ocasionar alguns efeitos adversos na saúde. Existem vários tipos de substâncias que compõem os adoçantes, entre elas podemos destacar a sacarina e o aspartame. A sacarina é um dos mais conhecidos entre os tipos de adoçantes presentes no mercado. Ela é composta por enxofre e nitrogênio.

Pesquisadores alertam para o perigo no uso dessa substância, uma vez que esta pode estar relacionada com o surgimento de câncer de bexiga em ratos. Já o aspartame pode estar associado ao surgimento de doenças como Mal de Alzheimer e doenças de Parkinson. Ainda pode-se relacionar o uso de adoçantes ao surgimento de câncer.

Pesquisas demonstram que o uso de adoçantes pode mascarar a quantidade real de calorias ingeridas pelo corpo, dessa forma o organismo passa a associar o sabor doce com uma baixa ingestão de calorias, sendo que o correto seria associá-lo a um aumento no número de calorias ingeridas. Conseqüentemente o efeito emagrecedor dos adoçantes pode ser revertido em um ganho de peso.

Porém, deve-se destacar a importância dos adoçantes para diabéticos. O consumo de adoçantes não deve ser em excesso, o usuário deve levar em consideração as quantidades recomendadas e as indicações quanto ao uso do produto, dessa forma evitam-se possíveis problemas relacionados ao uso dos adoçantes.

Como referenciar: "Adoçantes em excesso podem fazer mal a saúde" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 16/01/2019 às 23:21. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/adocantes/