Você está em Artigos

Alcaparras e suas propriedades

A Capparis spinosa, nome científico da alcaparra, é um arbusto originário da região Mediterrânica.

Diferentemente da maioria dos temperos, as alcaparras permanecem com seu aroma e sabor depois do cozimento, e combinam muito bem com cebola e azeitonas para caracterizar pratos mediterrâneos, sendo muito empregada em pratos com peixe ou carne de sabor mais suave.

Este saboroso tempero tem como princípio ativo o ácido cáprico, que possui uma ação estimulante do apetite e auxilia a digestão.

Os botões de suas folhas são ricos em cálcio, ferro, fósforo, óleo essencial semelhante ao da mostarda, sódio, vitaminas e componentes químicos como os flavonoides.

São atribuídas às alcaparras algumas propriedades medicinais, já que ela é adstringente, antiespasmódica, diurética, tônica, aperitiva e vermífuga.

Quanto aos seus valores energéticos, 100 gramas de alcaparras fornecem 35,2 calorias. Pessoas hipertensas devem consumi-las com moderação, pois geralmente são conservadas no sal.

Como referenciar: "Alcaparras e suas propriedades" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 13/06/2024 às 17:38. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/alcaparra/