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Alimentos Funcionais

Alimento funcional é aquele alimento que além das funções nutricionais básicas (nutrir, dar energia), produz efeitos benéficos à saúde, prevenindo e controlando doenças (câncer, doenças inflamatórias, intestinais, mal de Alzheimer, diabetes...).

Para obter os benefícios proporcionados pelos alimentos funcionais, seu consumo deve ser regular e de acordo com orientações.

Proteína da soja: Parece reduzir níveis de colesterol. Diminui a retenção de líquido no corpo, combate o cálculo renal, ajuda a evitar o câncer e a osteoporose.

Ômega-3: Tem efeito sobre a redução do LDL colesterol e ação anti-inflamatória. Indispensável para desenvolvimento do cérebro e retina de recém-nascidos. Encontrado principalmente em peixes como sardinha, salmão, atum, anchova e arenque. Também está presente nos óleos de linhaça, soja, nozes e amêndoas.

Betacaroteno e quercitina:Antialérgicos, anti-inflamatórios, combatem a dor muscular, auxiliam no tratamento do câncer de mama, bexiga, próstata, combatem viroses, previnem a catarata e tratam a asma. Encontrados na cenoura, abóbora e mamão.

Catequinas (polifenóis): Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem colesterol e estimulam o sistema imunológico. Protege a oxidação do LDL e contra doenças cardíacas. Suas fontes são o chá verde, cerejas, amora, framboesa, chocolate amargo, uva roxa e vinho tinto.

Flavonóides: Têm atividade anticâncer, ação vasodilatadora, anti-inflamatória e antioxidante. São encontrados em: soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja, salsa.

Licopeno: É um antioxidante que reduz níveis de colesterol e risco de certos tipos de câncer, como o de próstata e útero. Suas maiores fontes são: tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho e melancia.

Fibras: Reduzem o risco de câncer de cólon, melhoram o funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade. Encontradas em maior quantidade em cereais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, leguminosas como soja, feijão, ervilha e hortaliças com talos e frutas com casca.

Sulfetos alilícos: Encontrados no alho e cebola. Reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico.

Probióticos: Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo risco de constipação e câncer de cólon. São encontrados nos leites fermentados, iogurtes e produtos lácteos fermentados.

Indóis e isotiocianatos: São indutores de enzimas protetoras contra o câncer. Descongestionantes, combatem viroses, anti-inflamatórios, protegem o fígado, combatem fungos, reduzem o colesterol e diminuem a pressão arterial. Encontrados na couve-flor, repolho, brócolis, couve-de-bruxelas, rabanete, mostarda.

Como referenciar: "Alimentos Funcionais" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 19/07/2019 às 03:04. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/alimentofunc/