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Alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são aqueles que além de oferecerem calorias, trazem benefícios a saúde, ou seja, previnem doenças.

Probióticos

São alimentos que contém microorganismos vivos que quando ingeridos em determinada quantidade, apresentam efeito benéfico sobre a saúde.

Benefícios: Atividade anticancerígena, reduz quadros alérgicos, auxilia na redução do  colesterol, melhora o funcionamento intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Onde encontrar: iogurtes e queijos.

Resveratrol

Substância antioxidante. Benefícios: Redução do risco de doenças cardiovasculares, anticancerígeno e redução de inflamações. Onde encontrar: uva e vinho tinto.

Fitoesteroides

São gorduras vegetais (esteróis e estanóis).

Benefícios: auxiliam na redução da absorção de colesterol. Onde encontrar: iogurtes, leite e produtos adicionados.

Ácidos graxos

São gorduras benéficas á saúde (ômega-3, ômega 6 e ômega 9)

Benefícios: auxilia na manutenção de níveis saudáveis de colesterol. Onde encontrar: peixe, linhaça, chia, óleos vegetais.

Carotenoides

É um pigmento amarelo/laranja encontrado em alimentos in natura.

Benefícios: ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres e anticancerígenos. Onde encontrar: cenoura, mamão, moranga, laranja

Fibras alimentares

Compostos solúveis e insolúveis em água que fazem a manutenção do bom funcionamento intestinal.

Benefícios: previne prisão de vente, diarreia e câncer intestinal. Onde encontrar: aveia, linhaça, farelo de trigo e frutas.

Licopeno

Pigmento de cor vermelha encontrado em alimentos in natura.

Benefícios: evita e repara os danos dos radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o câncer.

Onde encontrar: Tomate e seus derivados, além de beterraba e pimentão.

Antocianinas

Encontrados em alimentos da cor roxa e vermelho escuro.

Benefícios: Previne doenças cardiovasculares e câncer.

Onde encontrar: uva, mirtilo, morango...

Lignanas

Substância antioxidante.

Benefícios: Inibe a formação de tumores e equilibra o hormonal. Onde encontrar: linhaça

Isoflavonas

Substância antioxidante. Benefícios: previne osteoporose, doenças cardiovasculares, alivia sintomas da menopausa e previne câncer. Onde encontrar: soja, leguminosas e amendoim.

Sulfetos alílicos

Substância antioxidante. Benefícios: Reduzem doenças cardiovasculares, melhora o sistema imunológico, reduz pressão arterial e previne câncer. Onde encontrar: alho e cebola.

Como referenciar: "Alimentos funcionais" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 17/10/2018 às 07:49. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/alimentos_func/