Você está em Artigos

Alimentos que aceleram o metabolismo e fazem você perder peso

Falta de energia, cansaço, inchaços ou aumento de peso podem ser sinais de que a tireoide esteja funcionando em marcha lenta, e que, consequentemente, o metabolismo também esteja lento.

A tireoide produz os hormônios T3 e T4, que regulam o metabolismo.

O principal nutriente ligado ao bom funcionamento da tireoide é o iodo, que é utilizado pela glândula na produção dos hormônios.

Leite

Atua como principal fonte de cálcio, além de possuir iodo em sua composição. Quando há baixa quantidade de cálcio no organismo, as enzimas envolvidas no metabolismo são desativadas.

Gema do ovo

Atua como excelente fonte de vitamina D que, quando em baixa no organismo, compete com os hormônios tireoidianos nos ossos. Além disso, contém iodo.

Algas e frutos do mar

São ótimas fontes de iodo. Colaboram na produção dos hormônios tireoidianos e regulam o metabolismo.

Cereais integrais

São boas fontes de magnésio, mineral que, quando em baixa no organismo, diminui a secreção de PTH (hormônio secretado pelas glândulas paratireoides).

Sementes

Linhaça dourada, semente de abóbora e semente de girassol são ricas em cálcio e tirosina, que aceleram o metabolismo.

Castanha-do-pará

Contém selênio, mineral que além de atuar como antioxidante, influencia o sistema imune e atua ativamente na estabilidade da glândula da tireoide.

Carne vermelha

É rica em vitamina B6, que atua na produção de hormônios e estimula as funções defensivas das células.

Como referenciar: "Alimentos que aceleram o metabolismo e fazem você perder peso" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 22/08/2019 às 14:56. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/alimentosacelerammetabolismo/