Você está em Artigos

Alzheimer

A doença de Alzheimer é um distúrbio cerebral progressivo que começa com a perda de memória e acaba levando à demência e à morte.

Nas fases iniciais da doença, as pessoas apresentam problemas brandos de memória. Muitas têm dificuldade para lidar com tarefas complexas, como planejar uma festa ou controlar um talão de cheque.

A doença não tem cura, pois sua causa ainda não foi esclarecida. A hereditariedade é um fator importante.

Sintomas

Perda de memória
Confusão e desorientação
Alteração de humor
Depressão
Demência

Alimentos recomendados

Siga uma alimentação composta por alimentos básicos, não processados. Vitaminas antioxidantes combatem danos causados pelos radicais livres, sendo as frutas e hortaliças suas melhores fontes.

O consumo de peixe é importantíssimo. Salmão, linguado, bacalhau e outros são excelentes fontes de HDA, um ácido graxo essencial envolvido na função cerebral. Utilize cúrcuma como tempero. Pessoas com Alzheimer apresentam deficiência de zinco, que pode ser encontrado na semente de abóbora. Aumentar o consumo de fibras é muito importante para drenar as toxinas.

Assim, opte por cereais integrais, aveia, hortaliças e frutas. Evite alimentos com muitos aditivos e conservantes, como os enlatados. Além disso, evite preparar os alimentos em panelas de alumínio, bem como utilizar bebidas em latas.

Suplementos alimentares indicados

Óleo de peixe em cápsula, vitamina E, vitamina B12, ginkgo biloba, ginseng e clorela (alga).

Como referenciar: "Alzheimer - Alimentos recomendados" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 13/06/2024 às 16:20. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/alzheimer/