Você está em Artigos

Como amenizar os efeitos da TPM

Os hormônios são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

São formados a partir dos nutrientes presentes nos alimentos, de modo que se evitarmos os desequilíbrios nutricionais podemos corrigir o desequilíbrio hormonal, que causa a TPM.

- O excesso de cafeína pode causar irritação, ansiedade e alteração de humor. Os produtos que contêm cafeína, como o café, o refrigerante, o chá-preto, o chá-mate e o chocolate devem ser evitados.

- Para evitar os inchaços, diminua o sal.

- O uso de fibras é bom para prevenir a prisão de ventre.

- Consuma carboidratos complexos (maçã, pera, banana, ameixa, laranja, barra de cereais ou salada de frutas) de 3 em 3 horas para controlar a vontade de ingerir doces.

- Inclua de 4 a 5 porções diárias de saladas verde-escuras (couve, brócolis, mostarda, taioba), pois facilitam a circulação sanguínea e atuam como diurético, uma vez que são ricas em magnésio.

- Folhas como salsinha e salsão, e frutas como abacaxi e melancia, atuam como diuréticos, evitando a retenção de líquidos.

Como referenciar: "Como amenizar os efeitos da TPM" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 17/02/2019 às 11:42. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/amenizartpm/