Você está em Artigos

Descubra tudo sobre os aminoácidos

Os aminoácidos são subprodutos da digestão das proteínas (carnes, leite, queijo, iogurte, ovo, quinua, soja etc.)

FENILALANINA: aminoácido precursor da Tirosina, dos neurotransmissores dopamina, norepinefrina, do hormônio tiroxina; melhora o humor, a concentração e a memória; absorve radiação ultravioleta. É também um potente antidepressivo.

HISTIDINA: aminoácido que auxilia na manutenção do pH sanguíneo constante; associado a respostas alérgicas.

ISOLEUCINA: aminoácido de cadeia ramificada ou BCAA. Está envolvido na força e resistência muscular.

LEUCINA: aminoácido da cadeia ramificada ou BCAA encontrado como elemento estrutural no interior de proteínas e enzimas; está envolvido na força e resistência muscular; é também um potente estimulador da insulina.

LISINA: aminoácido que auxilia na formação do colágeno. Participa na absorção do cálcio, importante para a formação óssea. Está envolvido na produção hormonal, reduz os níveis de triglicerídeos e é um imunoestimulante. Essencial para o crescimento infantil e para a manutenção do equilíbrio do nitrogênio em adultos.

METIONINA: aminoácido precursor da cisteína, cistina, taurina, carnitina colina e melatonina; participa da biossíntese de DNA e RNA; indispensável para o funcionamento normal do fígado e contribui para sua desintoxicação; ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

TRIPTOFANO: aminoácido precursor da serotonina; estimula a secreção do hormônio do crescimento; juntamente com a lisina, carnitina e colesterol; diminui os riscos de espasmos arteriais; é convertido em niacina.

VALINA: aminoácido de cadeia ramificada ou BCAA. Encontrada no interior de proteínas com a função de determinar sua estrutura tridimensional; está envolvida na força e resistência muscular.

ARGININA: aminoácido precursor do GABA, da ornotina e da ureia.  Considerando aminoácido essencial durante o crescimento infantil, estimula a produção e a liberação do hormônio de crescimento; essencial para o funcionamento normal do sistema imune; aumenta a liberação de insulina e glucagon; estimula a espermatogênese; é um cicatrizante de ferimentos.

GLUTAMINA: aminoácido constituinte do colágeno, encontrado também na cartilagem, tendões e ligamentos. Em conjunto com a vitamina C, mantém a pele e as articulações saudáveis.

CARNITINA : aminoácido sintetizado a partir da metionina e lisina.Essencial ao metabolismo de gorduras.

Como referenciar: "Tudo sobre os aminoácidos " em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 17/10/2018 às 07:49. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/aminoacidos/