Você está em Artigos

Cozinha árabe

Hoje em dia, a milenar cozinha árabe está representada nos 21 países que compreendem o mundo árabe, sendo de todas as cozinhas uma das mais apreciadas e conhecidas pelo restante do mundo.

Parte desse apreço se deve ao fato de ser uma cozinha que faz de cada prato uma iguaria personalizada, por seus ingredientes, temperos e variedade de pratos.

Temperos salgados: alho, cebola, hortelã fresca ou seca, cominho, pimenta-do-reino, coentro, açafrão, canela em pó, noz-moscada, azeite de oliva, salsa fresca picada.
 
Quanto aos doces: canela, damascos, nozes, tâmaras, amêndoas, mel, figo seco, noz-moscada, água de flor de laranjeira, água de rosas, krawia em pó e erva-doce.

Na cozinha árabe, de um modo geral, se faz muito uso do arroz, da lentilha, do grão-de-bico, de feijão-branco, da cevada, da aveia, da ervilha seca, trigo moído grosso e fino, das amêndoas, nozes, tâmaras, dos legumes frescos, como abobrinha, berinjela, pimentão e tomate, além das hortaliças, como o repolho, espinafre e a folha de uva.

A cozinha árabe costuma ser farta e através dela o árabe pode demonstrar toda a sua hospitalidade. Para o povo árabe, em geral, comer bem e servir bem representa uma questão de honra. Ao convidado é oferecido o melhor, e se este repete a comida oferecida, está refletindo o quanto a refeição foi de seu agrado, o que é de grande importância para o anfitrião.

O Alcorão ou Corão, livro sagrado dos islamitas, dita normas relativas à alimentação:

- A carne de porco contraria a santificação da alma, e apenas os árabes não-islamitas fazem uso dessa carne;

- Há uma preferência pela carne de carneiro e cordeiro, seguida por aves e peixes, e pela carne de vaca em menor escala;

- É proibido o álcool e bebidas à base de anis.

Entradas e pratos frios: coalhadas variadas, azeitonas, queijos, saladas, como o tabule, etc.

O chá é a bebida mais utilizada, bem escuro e algumas vezes temperado com folhas de hortelã, embora também se faça uso do café turco. Já as populações nômades têm um apreço especial pelo leite de cabra ou de ovelhas.

Como referenciar: "Cozinha árabe" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 17/11/2019 às 06:27. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/arabe/