Você está em Artigos

O que é o balão gástrico?

Aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o balão gástrico é um dispositivo inserido no estômago por meio de cirurgia. Seu objetivo é proporcionar sensação de saciedade.

Quem pode fazer o procedimento? 

O balão gástrico visa atender a pessoas com obesidade, ou seja, IMC (Índice de Massa Corporal) maior ou igual a 30, e que não atingiram resultados satisfatórios com dietas e medicamentos.

Para calcular o IMC, divida o peso pelo quadrado da sua altura.

Como funciona o emagrecimento?

A permanência do balão gástrico no estômago é de no máximo seis meses. Nesse período, o paciente perde em média 12% do peso inicial.

Caso o nível de obesidadeseja elevado, há possibilidade de inserir um novo balão no intervalo de um mês após a retirada do primeiro.

Após o procedimento, é necessário um tratamento multidisciplinar (médicos, nutricionista, psicólogo e preparador físico), para a manutenção dos resultados alcançados. 

Quais são os efeitos colaterais?

Náuseas, vômitos e dor abdominal logo após o procedimento.

Como referenciar: "O que é o balão gástrico?" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 17/10/2018 às 20:51. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/balao_gas/