Você está em Artigos

A alimentação para doenças cardiovasculares (continuação)

Dicas alimentares

- Controle o colesterol da sua dieta, consumindo no máximo três gemas por semana (considere inclusive aquelas utilizadas nas preparações). Substitua ovo inteiro por clara de ovo sempre que possível.

- Mantenha seu peso próximo do ideal. Isto é muito importante para a perfeita sincronia do funcionamento cardíaco. Caso haja necessidade de diminuí-lo, reduza o consumo de doces, açúcares, gorduras e alimentos ricos em carboidratos complexos (pães, cereais e massas). Sempre que possível, escolha estes alimentos em sua versão integral.

- Substitua o leite integral e os queijos gordurosos por leite e iogurte desnatados, queijo branco, ricota, cottage e queijo de soja.

- Dê preferência às carnes brancas (aves sem pele e peixes), consumindo-as de três a quatro vezes por semana. Quando consumir carnes vermelhas, retire toda gordura visível antes do preparo. Procure comer peixe duas a três vezes por semana, pois é um alimento rico em ácidos graxos w-3 (benéficos ao coração).

- Utilize óleo com moderação, preferindo os de origem vegetal, como os de canola, girassol, milho, oliva e soja.

- Prefira alimentos assados grelhados ou cozidos no vapor. Evite as frituras.

- Evite o consumo de patês, molhos a base de creme de leite, chantilly, manteiga, maionese, gema de ovo e massas folhadas.

- Fracione sua alimentação em quatro a seis refeições ao dia (café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia).

- Cuide bem da sua pressão arterial, pois ela nem sempre se manifesta através de sintomas e pode constituir um risco para doenças cardíacas. Você pode mantê-la num nível aceitável evitando adicionar sal às preparações que já o receberam durante o preparo e ficando longe de temperos prontos à base de sal.

- Reduza o consumo de embutidos: frios, lingüiça, salsicha, enlatados, salame, etc.

- Não abuse de álcool – além de aumentar risco de doenças como a hipertensão, ele pode causar dependência.

Controle do peso, exercícios regulares, nutrição saudável e distância do cigarro desempenham um importante papel na saúde cardiovascular do indivíduo.

Como referenciar: "A alimentação para doenças cardiovasculares (continuação)" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/04/2024 às 20:16. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/cardiovascular/p2.php