Você está em Artigos

A importância dos carotenoides

Os carotenoides são uma família de compostos abundantemente encontrados na natureza, sendo os responsáveis pela cor da maioria das frutas e vegetais que comemos todos os dias, a qual pode variar desde o amarelo até o vermelho vivo.

O corpo humano não é capaz de produzir estas substâncias e depende da alimentação para adquirí-las.

Mais recentemente, pesquisas têm demonstrado que os carotenoides atuam como antioxidante, protegendo as células dos danos oxidativos e, consequentemente, reduzindo o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas.

Licopeno é o carotenoide responsável pela cor vermelha do tomate. Além do tomate e seus derivados (suco, sopa, molho, catchup, etc), goiaba, melancia e mamão também são importantes fontes de licopeno presentes na nossa dieta.

Outro principal alimento fonte de carotenos é a cenoura, que quando cozida concentra mais o pigmento, apresentando maior quantidade de betacaroteno do que quando consumido cru.

Como referenciar: "A importância dos carotenoides" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/06/2024 às 01:01. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/carotenoides/