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Saiba tudo sobre a celulite e como evitá-la

Lipodistrofia ginoide (nome técnico da inflamação no tecido celular), também conhecida como celulite, é um processo inflamatório das células adiposas, causando o aspecto “casca de laranja” decorrente da microcirculação linfática de tecidos sanguíneos, causando uma fibroesclerose.

Causas

  1. Alterações hormonais: O excesso de estrogênio explica porque as mulheres são mais acometidas pela celulite em relação aos homens.
  2. Fatores genéticos: Problemas como a obesidade são relacionados à predisposição genética. A celulite é consequência do excesso de peso ou ainda do comum efeito sanfona;
  3. Maus hábitos alimentares: alimentação rica em frituras, refrigerantes, açúcares, alimentos industrializados ricos em sódio (aumenta a retenção de líquidos, levando ao inchaço). Queijos amarelos, alimentos ricos em carboidratos ruins (refinados), levando ao acúmulo de gorduras, como farinhas brancas e açúcar, pães, massas, tortas, bolos e doces.
  4. Bebidas alcoólicas: o álcool promove a desidratação do corpo, o que é um fator para a formação de celulite.
  5. Alimentos embutidos: como carnes processadas, salsicha e bacon.
  6. Constipação intestinal: esse fator é responsável por várias desordens em nosso organismo, por reter mais toxinas e afetar o equilíbrio, entre elas está a celulite.

Além disso, roupas apertadas atrapalham a circulação normal de sangue. O sedentarismo é outro vilão, portanto pratique atividades físicas.

Como a nutrição pode ajudar?

Hidrate-se

Manter a hidratação da pele é essencial para evitar a celulite. Além disso, a água em quantidade suficiente auxilia na desintoxicação do organismo. Uma dieta balanceada ajuda a prevenir a celulite, porém pessoas que já apresentam algum nível devem realizar uma mudança de hábitos e incluir:

Antioxidantes

Alimentos que irão agir combatendo os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. Além de agregarem grande quantidade de vitaminas e minerais essenciais, são benéficos para a pele. Os alimentos ricos em antioxidantes são:

  1. Uva roxa;
  2. Cenoura;
  3. Abóbora;
  4. Brócolis;
  5. Beterraba;
  6. Kiwi;
  7. Espinafre;
  8. Morango;
  9. Laranja;
  10. Limão;
  11. Manga;
  12. Tomate;
  13. Melancia;
  14. mamão papaia;
  15. Gema de ovo;
  16. Castanha do pará;
  17. Amêndoa;
  18. Amendoim;
  19. Gérmen de trigo;
  20. Frutas vermelhas e frutas cítricas;
  21. Nozes;
  22. romã;
  23. Semente de linhaça;
  24. Peixes: Atum e salmão
  25. Cereais integrais;
  26. Frutos secos;

Alimentos ricos em coenzima Q10

Favorecem a formação de energia e promovem a renovação celular, como espinafre, sardinha, brócolis, feijão, azeite, abacate.

Chá verde e hibisco

Possuem ação antioxidante, além de favorecer a desintoxicação.

Fibras

As fibras, além de promoverem saciedade, estimulam as bactérias do intestino, ajudando no controle do peso, o que é essencial para o controle da celulite. As fibras devem ser consumidas com água para atingir sua função, do contrário pode gerar prisão de ventre.

Cebola

Rica em Quercetina, que tem efeito anti-inflamatório, auxilia na ação dos radicais livres e melhora a circulação sanguínea, fazendo uma drenagem natural.

Inflamação

Como a celulite é um processo inflamatório, alimentos ricos em ômega 3, como sementes e óleo de linhaça e peixe, possuem ação anti-inflamatória e melhoram a saúde da pele.

Autora: Jéssica Souza - Nutricionista

Como referenciar: "Como evitar a celulite" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 19/07/2019 às 03:08. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/celulite_evitar/