Você está em Artigos

Nutrição e a chicória

A chicória, também conhecida como escarola, é originária da Índia e pertencente à família Asteracea, assim como a alface, a alcachofra, e o almeirão.

Ela produz efeito diurético e laxativo, sendo uma boa solução para os casos de problemas digestivos, biliares e hepatismo.

Contribui contra a anemia e astenia, além de ser capaz de estimular o metabolismo. Constitui uma importante fonte de vitamina A, complexo B, C e D e de sais minerais.

É de baixo valor calórico, sendo excelente para utilizar nas dietas de emagrecimentos.

Comumente os cafés de mistura possuem certa porção de cevada, café puro e chicória. O tubérculo é torrado em fornos e depois moído, tranformando-se num pó escuro com um certo sabor amargo muito apreciado.

Deve ser consumida de preferência crua, em saladas ou em suco, juntamente com cenoura, aipo e salsa para melhor aproveitamento de seu valor nutritivo.

A chicória perde qualidade rapidamente depois de colhida, então, deve ser conservada na geladeira em saco plástico fechado ou em uma vasilha de plástico tampada por até 3 dias, retirando-se as folhas à medida que estas forem sendo consumidas.

Pode ser congelada, desde que seja cozida e colocada em saco plástico sendo retirado todo o líquido e o ar.

Como referenciar: "Nutrição e a chicória" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 21/09/2018 às 15:28. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/chicoria/