Você está em Artigos

Climatério: atitudes que ajudam no tratamento

Uma dieta saudável e mudanças no estilo de vida podem aliviar o desconforto existente no climatério, o período, na mulher, que antecede e leva à menopausa.

Confira algumas atitudes a serem tomadas nesse sentido:

1) Comer mais soja e seus derivados: esses alimentos apresentam isoflavonas, substâncias semelhantes quimicamente aos estrogênios. Por isso, produzem os mesmos benefícios que os hormônios.

2) Praticar atividades físicas: já foi comprovado que mulheres sedentárias estão mais propensas a ter ondas de calor do que as que se exercitam regularmente.

3) Evitar cafeína e álcool: os fogachos (calorões) parecem aumentar com o consumo de álcool ou cafeína. Tente substitui-los por chás ou bebidas descafeinadas.

4) Ter uma dieta balanceada e pobre em gorduras: mulheres na menopausa possuem, além de um risco maior de osteoporose, propensão a desenvolver doenças cardíacas. A redução de estrogênio leva ao aumento dos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim). Por isso, deve-se reduzir o consumo de gorduras saturas na dieta.

Como referenciar: "Climatério: atitudes que ajudam no tratamento" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Consultado em 07/03/2021 às 03:17. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/climaterio/

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA