Você está em Artigos

A importância do colágeno

O colágeno é responsável pela sustentação das células, sendo o principal componente proteico de ossos, cartilagens e órgãos como a pele.

Origina-se no nascimento e com o passar dos anos apresenta diminuição na sua produção, ocasionando perda de elasticidade da pele, aparecimento de linhas de expressão e estrias, unhas e cabelos quebradiços e aumento da fragilidade óssea e dos músculos.

As principais fontes alimentares que estimulam e são necessárias para a produção de colágeno são: carnes (vermelha, aves e peixes), proteínas em geral, frutas cítricas (laranja, morango, kiwi, limão, acerola e abacaxi), selênio (castanhas, nozes), zinco (avelã, amêndoa, castanhas, carnes) e vitamina E (azeite de oliva extra virgem e peixes).

Gelatina estimula a produção de colágeno?

A gelatina é uma fonte de colágeno, mas quando digerida é transformada em aminoácidos (subproduto das proteínas). Só irá estimular a produção de colágeno se estiver presente na alimentação diária: vitamina C, zinco, selênio e vitamina E.

Como referenciar: "A importância do colágeno" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 09/12/2018 às 22:00. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/colageno/