Você está em Artigos

Cúrcuma e canela: grandes especiarias

A cúrcuma possui diversas propriedades, tais como: digestivas, anti-inflamatórias, hipolipidêmicas, imunomoduladoras, além de normalizar as funções gástricas e hepáticas.

Apresenta atividade antioxidante na redução da peroxidação lipídica. Também possui propriedade anticarcinogênica pela detoxificação do metabolismo carcinogênico, inibindo a iniciação, promoção e progressão dos estágios de desenvolvimento do câncer. Estudos in vitro demonstraram que a cúrcuma possui capacidade inibitória quanto à replicação do HIV.

Já a canela atua como propriedade digestiva, melhorando a absorção dos alimentos e evitando flatulência. Suas propriedades antimicrobianas são úteis nas infecções respiratórias.

Estimulante da circulação, a canela alivia sintomas do frio e resfriados. Suas propriedades tônicas e estimulantes podem aumentar a libido e o estado de disposição no caso de fadiga.

Ao aumentar a eficácia da insulina, a canela ajuda a prevenir e tratar a tolerância à glicose e o diabetes.

Como referenciar: "Cúrcuma e canela: grandes especiarias" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 19/05/2019 às 05:47. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/curcuma/