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Deficiências nutricionais nos idosos

A partir dos 60 anos, é bom estar atento aos benefícios oferecidos por certas vitaminas e minerais.

VITAMINA A: tem efeito benéfico contra disfunções cognitivas (como déficit de memória). Fontes: vegetais, frutas amarelas e laranjas.

VITAMINA E: evita que o mau colesterol (LDL) oxide as artérias, formando placas de gordura. Por isso, previne infartos. Fonte: gérmen de trigo.

ZINCO: mantém o sistema imunológico e a cicatrização funcionando a pleno vapor. Fontes: carne, fígado, frutos do mar (ostra, principalmente).

FERRO: previne anemias. Fontes: carnes e leguminosas.

VITAMINA C: é um importante antioxidante e evita o envelhecimento precoce. Fontes: acerola, caju e laranja.

ACIDO FÓLICO, VITAMINA B6 E VITAMINA B12: protegem contra enfermidades do coração e câncer. Fontes: ácido fólico: levedo de cerveja; vitamina B6: carnes, pão de milho e cereais integrais; vitamina B12: carne vermelha.

CÁLCIO E VITAMINA D: protegem contra a osteoporose. Fontes: cálcio: leite e derivados, vegetais verde-escuros; vitamina D: óleo de fígado e de bacalhau.

Como referenciar: "Deficiências nutricionais nos idosos" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 20/03/2019 às 23:14. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/deficiencia_idoso/