Você está em Artigos

Derrame

Como todas as partes do corpo, o funcionamento adequado do cérebro exige o suprimento contínuo de oxigênio.

Quando esse suprimento é interrompido, em poucos minutos os tecidos cerebrais começam a morrer e jamais se regeneram. É o que acontece durante um derrame.

Sintomas relacionados

Paralisia ou entorpecimento de um lado do corpo ou rosto;
Tonteira;
Dor de cabeça frequente;
Visão turva e cegueira;
Confusão;
Dificuldade de falar;
Desequilíbrio;
Perda da consciência.

Causas

Alimentação inadequada;
Fatores genéticos para o risco cardiovascular;
Tabagismo;
Diabetes;
Obesidade;
Hipertensão arterial;
Reposição de hormônios sintéticos.

Alimentos recomendados

Siga uma dieta composta por alimentos integrais como frutas, hortaliças, cereais, leguminosas, peixes, nozes e sementes.

Um plano alimentar rico em nutrientes e fibras reduzirá o risco da formação de coágulos sanguíneos.

Os antioxidantes presentes nesses alimentos também neutralizam os danos provocados pelos radicais livres, diminuindo a suscetibilidade ao desenvolvimento de aterosclerose.

O peixe não pode faltar na dieta, pois reduz o risco da ocorrência do derrame. Além disso, possui gorduras boas, que melhoram a circulação e atuam como diluentes naturais do sangue.

Devem ser evitados alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans (carnes gordas, frituras e alimentos industrializados).

Suplementos nutricionais indicados

Polivitamínicos, cápsulas de alho, óleo de peixe, policosanol (reduz colesterol total e aumenta HDL), vitamina E, gingko biloba, extrato de chá-verde e vitamina C.

Como referenciar: "Derrame" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 19/05/2019 às 05:48. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/derrame/