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Diabéticos podem consumir frutas à vontade?

Uma alimentação à base de frutas possui muitas vantagens nutricionais, por elas serem ricas em vitaminas, minerais e fibras.

No entanto, ingeri-las à vontade é um erro, pois as frutas em sua maioria são ricas em carboidratos, que influenciam os níveis de glicemia de diabéticos.

As frutas apresentam na sua composição frutose e outros açúcares, que chegam rapidamente ao sangue, elevando a insulina. O consumo deve ser moderado e deve estar incluso no total de carboidratos do plano alimentar diário.

O recomendado é a utilização de frutas na forma in natura, pois são menos calóricas que sucos que apresentam mais de uma porção de frutas, acarretando em maiores quantidades de carboidratos.

O consumo deve ser variado e diário, seguindo a mesma regra da alimentação balanceada. Quanto mais colorido o cardápio, melhor.

Na tabela abaixo encontram-se as frutas e seus índices glicêmicos. O índice glicêmico representa a qualidade de carboidrato fixa disponível em um determinado alimento, em relação a um determinado alimento-controle (pão branco e glicose). A classificação é baseada em seu potencial de aumentar a glicose sanguínea.

Existem diversos fatores que interferem na resposta glicêmica dos alimentos, como a procedência do alimento, tipo de cultivo, forma de processamento e cocção, consistência e teor de fibras. Os alimentos analisados que apresentam IG < 75, são considerados de baixo IG.

Já os alimentos com IG > 95, são considerados de alto IG. Caso o alimento padrão seja a glicose, considera-se alto, IG > 70, médio IG 56 – 69 e baixo IG < 55. A recomendação para o uso do IG, baseia-se, principalmente, na substituição de alimentos de alto por baixo IG ao longo do dia.

Alimento

Índice Glicêmico
em Relação à Glicose
= 100

Índice Glicêmico
em Relação ao Pão
= 100

Tamanho
da Porção

Maçã

40

57

120

Suco de maçã sem açúcar

39

55

250 ml

Damasco

57

82

120

Banana

70

100

120

Banana madura amarela

51

73

120

Uva

25

36

120

Suco de uva sem açúcar

48

69

250 ml

Laranja

33

47

120

Suco de laranja concentrado sem açúcar

53

76

250 ml

Pêssego

28

40

120

Pêra

33

47

120

Abacaxi

66

94

120

Suco de abacaxi sem açúcar

46

66

250 ml

Ameixa

24

34

120

Melancia

72

103

120

Fonte: POWELL, KF. HOLT, SHA. MILLER, JCB. International table of glycemic index and glycemic load values: 2002. Am J Clin Nutr, 76: 5-56, 2002.

Como referenciar: "Diabéticos podem consumir frutas à vontade?" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 19/07/2019 às 03:05. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/diabeticosfrutas/