Você está em Artigos

Dicas para as festas de final de ano

Final de ano se aproximando é sinônimo de festas e comemorações. Normalmente os alimentos consumidos nessas datas festivas são extremamente calóricos, ricos em gorduras e açúcares.

Um consumo excessivo de calorias pode interferir significativamente na balança, e colocar a dieta do ano inteiro por água abaixo. É possível realizar uma ceia de Natal e Ano Novo mais saudável, com opções de alimentos mais lights.

Ceia de Natal

Qual a diferença entre o tender, o lombo, o chester, o peito de peru e o pernil?

- Tender:
carnes nobres suínas selecionadas, processadas e defumadas com madeiras especiais para perfumar a carne. Riquíssimas em sódio (sal).
- Lombo: carne suína branca, mais fibrosa e menos suculenta que as demais. Apresenta baixíssima taxa de gordura.
- Chester: é uma superave, ou seja, um frango muito maior que o convencional. Apresenta mais gorduras do que o peru e uma quantidade menor de proteínas.
- Peito de peru: é uma das alternativas menos calóricas (quando removida a pele). É uma das carnes mais magras e com uma maior quantidade de proteínas.
- Pernil suíno ou de vitelo: são bem saborosos, pois apresentam uma concentração maior de gorduras, e por isso são mais calóricos. Podem ser servidos com ou sem osso.

O que não pode faltar:

- peru, lombo, farofa light, arroz bem colorido, saladas de folhas e algumas nozes, castanhas e frutas (evitar compotas). Como sobremesa, optar pelo sorvete zero açúcar ou doces com frutas.

Ceia de final de ano

A ceia do Ano Novo é cheia de superstições.

O que não pode faltar:

- Lentilha ou grão de bico: é o alimento que traz fortuna. Como as ervilhas, as lentilhas também evocam morte e renascimento; do grão enterrado na terra renascem múltiplos grãos. Representa RENOVAÇÃO.
- Uva: esta fruta não pode faltar, pois atrai boa SORTE para o ano inteiro. No entanto, não exagere nas uvas, pois é a fruta mais rica em açúcar; coma de 3 a 5 gomos.
– Peixe: está vinculado com a boa SORTE e o AMOR. Além disso, é riquíssimo em ômega -3, que é excelente para a cabeça e para o corpo.
– Carne de porco: baixa taxa de gorduras e representa SAÚDE. Além disso, o porco é um animal que fuça para a frente, sendo um bom estímulo para o novo ano. Já o frango, o peru ou o faisão não são uma boa pedida para a passagem do ano, pois todos os três ciscam para trás.
- Romã: símbolo da FARTURA e da ESPERANÇA. É uma fruta riquíssima em nutrientes e ajuda a acelerar o metabolismo (emagrecimento).

Bebidas

Cuidado! O álcool, além de não alimentar, tem muitas calorias. Se a intenção é perder peso, as bebidas alcoólicas precisam ser banidas (ou pelo menos bastante reduzidas) da dieta. Cada grama de álcool tem sete calorias, enquanto um grama de proteínas ou de carboidratos tem quatro calorias. Além disso, o álcool contribui para o aumento da gordura visceral (abdominal).

Alcoólicos

Quantidade

Calorias

Champagne

1 taça 125 ml

90

Cerveja

1 copo 200 ml

101

Chopp

1 copo 200 ml

180

Cidra

1/2 copo 100 ml

50

Conhaque

1 dose 50 ml

125

Licores

1 cálice 20 ml

70

Rum

1 copo de 50 ml

110

Saquê

1 cálice 30 ml

45

Uísque

1 dose 100 ml

240

Vodca

1 cálice 30 ml

72

Vinho tinto

1 taça 100 ml

80

Como referenciar: "Dicas para as festas de final de ano" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 19/07/2019 às 03:09. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/dicas_final_ano/