Você está em Artigos

5 dicas essenciais para mudar o estilo de vida e emagrecer sem efeito sanfona

1 - Divida suas refeições, coma sempre para comer menos

Um fracionamento inteligente da dieta permite que você esteja sempre se alimentando, auxiliando assim a diminuir a vontade de comer fora da dieta, a fome entre refeições e permite que você mantenha um estilo de vida.

É importante que a alimentação se adeque a sua rotina para que você possa mantê-la por toda a vida.

Para algumas pessoas esse fracionamento será de 3 refeições, enquanto para outros já acostumados a sempre estar comendo será de 6 ou mais refeições.

2 - Se mantenha hidratado

A água é o meio de transporte para os nutrientes e todas substâncias do seu corpo além de ser o meio pelo qual o corpo excreta os resíduos não desejados do metabolismo. A água também age na digestão. Na média o organismo saudável precisa de 2,5 litros de líquidos por dia. Como os alimentos também são compostos por água, a recomendação de água varia em torno de 1,5 a 2 litros por dia, dependendo do estilo de vida.

Utilize também chás como o chá verde, que auxiliam na hidratação e no emagrecimento. Para facilitar o consumo de água, tenha sempre à mão uma garrafinha cheia. Inconscientemente acabamos bebendo, e logo você perceberá que seu consumo de água aumentou com essa estratégia super fácil.

3 - Fibras

Eu já falei bastante sobre os benefícios de uma alimentação rica em fibras. As fibras, além de muitos outros benefícios, irão ajudar a controlar o índice glicêmico, promover maior saciedade, auxilia na redução do colesterol sanguíneo e auxiliar muito no funcionamento do intestino.

4 - Diminua o consumo dos alimentos prontos e industrializados

Os alimentos prontos e industrializados são ricos em conservantes, corantes, estabilizantes e em sua maioria contêm um alto teor de sódio, o que além de prejudicar a sua perda de peso, faz mal ao seu organismo e no longo prazo pode implicar em diversas complicações. No dia a dia é difícil se manter totalmente longe destes alimentos, mas diminua ao máximo, você vai notar a diferença.

5 - Probióticos

Desde a graduação eles são os meus queridinhos. Os probióticos modulam a flora intestinal trazendo diversos benefícios, como fortalecimento do sistema imunológico, combate a doenças intestinais, a prisão de ventre e a diarreia. Também aumenta o metabolismo energético, algumas cepas diminuem a inflamação e tem efeito positivo no emagrecimento. Alguns alimentos ricos em probióticos são: iogurte natural, kefir, leites fermentados e kombucha.

6 - Dica extra: alimentação + exercícios

Associe uma alimentação equilibrada com exercícios físicos mais prazerosos, que você se sinta bem e goste. Essa dupla impulsiona ótimos resultados.

Autora: Jéssica Souza - Nutricionista

Como referenciar: "Dicas para emagrecer sem efeito sanfona" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 24/06/2019 às 13:09. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/dicasemagrecer/