Você está em Artigos

Dieta conforme a idade

Alimentos que não podem faltar na dieta

Faixa dos 20 anos

- Arroz, massa e pães integrais: as fibras presentes nesses alimentos prolongam a saciedade, além de estimularem o intestino. O consumo de água é muito importante.

- Leite, iogurte e queijo com baixo teor de gordura: garantem o consumo de cálcio e amenizam os sintomas da TPM, como irritabilidade e ansiedade.

- Feijão, lentilha, grão-de-bico e carne vermelha magra: excelentes fontes de ferro, que, nessa faixa etária, costuma ficar em baixa no organismo devido ao fluxo menstrual intenso. Além de anemia e fraqueza, a carência do mineral pode desencadear fome oculta (ocorre quando a pessoa come muito e não fica satisfeita).

- Frutas cítricas e folhas escuras: oferecem vitamina C, que favorecem a absorção do ferro.  Além disso, a vitamina C atua como poderoso antioxidante (neutraliza os radicais livres).

Na faixa dos 30 anos

- Atum, camarão, castanha-do-pará: ricos em selênio, esses alimentos minimizam a perda de músculos (massa magra) e ajudam a manter o metabolismo acelerado, facilitando a queima de calorias.

- Quinua e cogumelo: possuem proteínas de alto valor biológico e ajudam a manter os músculos.

- Batata, berinjela, peito de peru, tomate: esses alimentos contêm substâncias que participam da produção de serotonina. Com isso, evita-se o ciclo vicioso da ansiedade: quanto menos serotonina, maior a compulsão por doces.

- Chá branco, verde e vermelho: ricos em antioxidantes, ajudam a desinchar, desintoxicar e acelerar o metabolismo.

Na faixa dos 40 anos

- Soja e linhaça: o grão e a semente têm substâncias (fito-hormônios) capazes de reequilibrar hormônios femininos, amenizando os efeitos negativos acarretados pela falta de estrogênio e progesterona, como a redução dos músculos e o ganho de gordura.

- Proteínas magras (frango e peixe): são fontes importantes ao organismo, pois compensam a redução de massa magra (músculos). Além disso, aceleram o metabolismo.

- Frutas vermelhas (amora, açaí, morango) e chá-verde: ricos em antioxidantes com ação anti-inflamatória, combatem a inflamação nas células.

Como referenciar: "Dieta conforme a idade" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 12/12/2019 às 05:55. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/dietaidade/