Você está em Artigos

Fitoquímicos

 

Os fitoquímicos são substâncias produzidas pelas plantas para protegê-las contra vírus, bactérias e fungos e que, quando ingeridas, parecem trazer vários benefícios à nossa saúde.

Ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas.

Os fitoquímicos incluem centenas de substâncias como carotenoides, flavonoides, isoflavonas, licopeno e várias outras.

Onde são encontrados?

As substâncias fitoquímicas estão presentes em vários alimentos, como as frutas, vegetais, grãos, legumes e sementes. Também são encontradas na soja e no chá verde.

Allium: alho, cebola, cebolinha e alho poró. Estudos indicam que o alho também diminui a agregação plaquetária e a pressão sanguínea.

Indol: estudos indicam que esta substância pode diminuir o risco de câncer de bexiga nos homens. Presente em brócolis, repolho e couve-flor.

Isoflavonas: auxiliam na redução do colesterol e diminuem a formação das placas arteriais. Encontradas principalmente na soja, tofu, leite de soja e ervilha.

Licopenos: possuem efeito antioxidante, neutralizando os efeitos danosos dos radicais livres e atuando na prevenção de alguns tipos de câncer e doenças do coração. A maior fonte de licopeno é o tomate.

Como referenciar: "Fitoquímicos" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 08/08/2020 às 15:12. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/fitoquimicos/

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA