Você está em Artigos

Funções da vitamina D

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel obtida a partir do colesterol, da luz  solar e de fontes alimentares.

Além de estar presente na regulação do metabolismo ósseo e na deposição de cálcio nos ossos, a vitamina D atua como hormônio, mantendo as concentrações de cálcio e de fósforo no sangue através do aumento e da diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado.

Em estudos mais recentes, viu-se que a vitamina D é também envolvida no sistema imune, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. Além de ter um papel muito importante na maioria das funções metabólicas, é também atuante nas funções musculares, cardíacas e neurológicas.

Deficiência

A deficiência da vitamina D pode precipitar e aumentar a osteoporose em adultos e causar raquitismo, uma avitaminose, em crianças.

Quantidade recomendada

A quantidade de vitamina D que um adulto precisa varia de acordo com a idade: de 5 mg a 10 mg, chegando a 15 mg em idosos com mais de 70 anos.

Fontes

As fontes naturais mais ricas em vitamina D são os óleos de fígado de peixe e os peixes de água salgada, tais como as sardinhas, o arenque, o salmão e a sarda, além de ovos, carne, leite e manteiga, que contêm pequenas quantidades de vitamina D.

Como referenciar: "Funções da vitamina D" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 18/10/2018 às 19:23. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/funcoesdavitamina/