Você está em Artigos

Problemas relacionadas à gravidez

Anemia

Durante a gravidez, o corpo precisa de uma quantidade de ferro maior que o usual. A deficiência pode causar anemia, condição na qual as células do corpo não recebem oxigênio suficiente.

Tratamento: Aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro (fígado, carnes, vegetais verde escuros, melado, ovo, frutas secas, aipo e figo.

Evitar: espinafre, tomate, chocolate contêm alto teor de ácido oxálico, substância que bloqueia a absorção do ferro. Cafeína reduz a absorção do ferro dos alimentos.

Sangramento de gengiva

A maior produção de estrogênio pode deixar a gengiva inchada, propensa a sangramento.

Tratamento:Aumentar o consumo de frutas cítricas e vegetais verde escuros pois são ricos em vitamina C.

Evitar: Evitar: espinafre, tomate, chocolate contêm alto teor de ácido oxálico, substância que bloqueia a absorção do vitamina C. Cafeína reduz a absorção do vitamina C dos alimentos.

Constipação

Mudanças hormonais da gestação tornam as gestantes mais propensas à constipação.

Tratamento: Aumente o consumo de fibras (frutas, hortaliças, cereais integrais) e consumo de água.

Evitar: gorduras, pois retardam o transito intestinal.

Retenção de líquidos

As mudanças hormonais e o aumento de líquidos podem causar edemas nas mãos, pernas e pés, principalmente nos últimos meses da gestação.

Tratamento: Aumentar o consumo de potássio, pois possui ação diurética. Fontes de potássio são: água de coco, couve, laranja, maçã e tomate.

Evitar: Sal

Enjoo

Muitas gestantes têm náuseas e vômitos no primeiro trimestre devido a mudanças corporais.

Tratamento: Consuma torradas ou biscoitos integrais que reduzem a sensaçãoo de náuseas. Aumente o consumo de vegetais verde escuros que são ricos em vitamina K, que ajuda prevenir náusea. Mastigar gengibre.

Evitar: líquido durante o período do enjôo.

Azia

A posição do bebê pode fazer com que o ácido estomacal volte ao esôfago, provocando uma sensação de queimação na boca do estomago.

Tratamento: Fragmentar as refeição ao longo do dia, em vez de refeições maiores. Aumentar o consumo de mamão, pois possui ação cicatrizante.

Evitar: alimentos de difícil digestão como: gorduras, frituras e molhos pesados.

Estrias

Quando o aumento de peso faz as fibras da pele se romperem, deixando linhas finas e vermelhas que acabam assumindo uma coloração branca.

Tratamento: Coma germe de trigo e use óleos processados a frio com molhos para saladas e na culinária. A vitamina E desses produtos promove a elasticidade da pele. Inclua na dieta peixes e linhaça pois são ricos em ômegas. Aumente o consumo de frutas cítricas que estimulam a produção de colágeno.

Evitar: alimentos calóricos pobres em nutrientes (refrigerantes, doces, bolos...) que contribuem para o aumento de peso.

Varizes

Causadas pelo aumento do peso e alterações hormonais.

Tratamento: Vitamina E previne a formuação de coágulos sanguineos (efeito colateral das varizes). Portanto, consuma gérmen de trigo e óleos processados a frio. Frutas vermelhas (mirtilo, morango, ameixas..) fortalecem a parede das veias e melhoram a elasticidade.

Evitar: alimentos calóricos pobres em nutrientes (refrigerantes, doces, bolos...) que contribuem para o aumento de peso.

Como referenciar: "Problemas relacionadas à gravidez" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 17/10/2018 às 07:49. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/gravidez/