Você está em Artigos

Alimentação para herpes

A família dos vírus da herpes tem mais de setenta membros conhecidos. Os mais comuns são: herpes simples 1 e 2, vírus de Epstein Barr, varicella zoster e citomegalovírus.

Esses vírus causam pequenas bolhas cheias de líquido ou erupções na pele e nas membranas mucosas.

Quando na presença do vírus, evite alimentos ricos no aminoácido L-arginina, que estimula a volta do vírus. Esse aminoácido pode ser encontrado em amêndoas, amendoim, nozes, trigo integral e chocolate.

Reduza ou elimine o açúcar, pois eles interrompem a cicatrização dos tecidos e suprimem a função imunológica. Alimentos ácidos podem agravar a lesão, tais como: tomate, frutas cítricas (laranja, limão, morangos, acerola, kiwi, etc.).

Consuma alimentos ricos no aminoácido L-lisina, que podem inibir a replicação do vírus do herpes. Esse aminoácido é encontrado nas leguminosas, no peixe, no peru, no frango e na maioria das hortaliças.

Aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina C, tais como: pimentão, couve-de-bruxelas, brócolis, batatas, hortaliças e frutas de cores vivas. Peixes e sementes de linhaça fornecem ácidos graxos essenciais, necessários para o reparo do tecido.

Suplementos naturais que podem ser utilizados

Extrato de acerola, vitamina C, óleo de linhaça e de peixe, L-lisina, extrato de bálsamo de limão, raiz de lomatium, própolis e zinco.

Como referenciar: "Alimentação para herpes" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 22/08/2019 às 14:59. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/herpes/