Você está em Artigos

Propriedades do iogurte natural

O iogurte (do adjetivo yoğun, "denso" ou "tornar denso") é uma forma de leite em que o açúcar (lactose) foi transformado em ácido lático através de fermentação bateriana.

Trata-se de um líquido espesso, branco, levemente ácido e muito nutritivo. Muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate e outros.

O iogurte teve origem na penísula  Balcânica, no entanto, a sua comercialização teve início a partir da constatação feita pelo médico Ilya Ilych Mechnikov, premiado com o Nobel da Fisiologia e da Medicina em 1908.

O iogurte, além de aumentar a lon-gevidade, possui outras benéficas pro-priedades nutricionais, graças aos fer-mentos lácteos, como o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus termophilus, que juntam-se ao leite após sua homogeneização e pasteurização.

O iogurte é fácilmente digerível, o que o torna o produto ideal para pessoas com problemas gastrointestinais, contribuindo na regulação do sistema imunológico, além de tratar-se de uma excelente fonte de Cálcio.

Estudos indicam ainda que o iogurte natural pode ajudar a combater a halitose, cáries e doenças gengivais.

Como referenciar: "Iogurte natural - Propriedades" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 19/07/2019 às 03:06. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/iogurtenatural/