Você está em Artigos

Soja

A soja é uma leguminosa conhecida há mais de cinco mil anos.

No Brasil, o grão vem sendo utilizado em larga escala, principalmente pela indústria de alimentos, tornando-se um ingrediente importante na fabricação de óleos, embutidos, chocolates e biscoitos.

Por ser um dos alimentos funcionais mais importantes da atualidade, o consumo de soja vem sendo incentivado cada vez mais.

Leite de soja

O extrato hidrossolúvel de soja - popularmente conhecido como “leite” de soja - é um dos derivados não fermentados obtidos a partir do grão da leguminosa, sendo de fácil obtenção, ainda que domesticamente.

O processo de extração é feito a partir da retirada da casca do grão (descascamento). Em seguida, o grão é deixado de molho por duas horas em água fria (maceração).

Feito isso, os grãos são separados da água de maceração e colocados em água fervente por dois minutos (cozimento).

Depois, os grãos são triturados nessa mesma água, sendo o produto resultante centrifugado, e o “leite”, separado do seu resíduo sólido por uma peneira. O “leite” de soja possui grande concentração de vitaminas e minerais.

Como referenciar: "Soja - o que é?" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 18/10/2018 às 20:04. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/leitesoja/