Você está em Artigos

Dieta para Lúpus

Lúpus é uma doença autoimune na qual os anticorpos identificam, equivocadamente, os tecidos do corpo como substâncias estranhas e os atacam, causando inflamação e dor.

A doença costuma afetar as mulheres em idade reprodutiva. Somente 10% dos homens sofrem de lúpus.

Sintomas

Erupção cutânea facial;
Febre;
Fadiga e mal-estar;
Dor nos músculos e articulações;
Perda de peso;
Queda de cabelo;
Sensibilidade ao sol;
Feridas na boca;
Náuseas;
Constipação ou diarreia;
Infecções urinárias recorrentes.

Alimentos recomendados

Ofereça o melhor apoio possível ao seu organismo, fazendo refeições variadas e balanceadas, baseadas em alimentos integrais.

Sempre que possível compre alimentos orgânicos, a fim de reduzir sua exposição a toxinas e pesticidas. Se tiver que comprar produtos convencionais, lave-os bem antes de consumi-los.

Hortaliças cruas e frutas cítricas ajudam a levar o corpo de volta ao estado alcalino. Esses alimentos são ricos em fibras (que aliviam problemas digestivos) e em antioxidantes (que combatem a inflamação).

Para obter proteção antioxidante adicional, consuma gérmen de trigo e óleos processados a frio (como azeite de oliva), devido ao seu conteúdo de vitamina E.

Os ácidos graxos essenciais (gorduras boas) ajudam a reduzir a inflamação. Por isso, consuma peixes, linhaça e gergelim.

Durante uma crise de lúpus, os anticorpos podem atacar a cartilagem das articulações. Os danos podem ser parcialmente reparados por meio da ingestão de alimentos ricos em enxofre (cebola, alho e aspargo).

O uso de corticoides está associado à perda de massa óssea e à osteoporose. Se o uso for necessário, aumente o consumo de cálcio (leites, vegetais verde-escuros e soja).

Aumente o consumo de água também, beba um copo a cada 2 horas. Evite açúcares, carboidratos refinados, gorduras saturadas, café e álcool.

Como referenciar: "Dieta para Lúpus" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 08/04/2020 às 21:13. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/lupus/

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA