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Maionese, manteiga ou margarina? Qual é melhor para a saúde?

Desde criança, a maioria das pessoas se acostumou a consumir manteiga ou margarina no café da manhã. No caso da maionese, como ela costuma estar associada a fast-food, muitos acham que ela é pior para saúde, mas não é bem assim que funciona.

Pelo contrário, na maioria dos aspectos, a maionese é muito menos prejudicial para a saúde, principalmente se for a caseira. Os principais ingredientes da maionese são água, óleo e ovo, que são misturados para formar o molho que depois recebe outros elementos, como sal e açúcar.

Apesar de ter óleo, o usado nesse caso é o vegetal, que contém as gorduras consideradas boas para o corpo humano, além de não possuir gordura trans (tipo de gordura comum em algumas margarinas, por exemplo). A maionese ainda traz alguns ácidos que o nosso corpo não produz, como o ômega-3 e ômega-6, ajudando a repor esses elementos no organismo.


Comer um pão com manteiga, margarina ou maionese faz parte da vida de todo brasileiro

A maionese não é a bomba calórica que se imagina: em comparação à manteiga, contém menos da metade das calorias (em uma porção de 10g, contém 34 calorias, enquanto a manteiga possui 74 calorias).

Quando falamos de gordura, a maionese também leva vantagem, pois contém menos da metade de gorduras em relação à manteiga e à margarina. A manteiga, inclusive, é feita com mais de 50% de gordura saturada (mesmo a light) e se for consumida com muita frequência pode ser prejudicial à saúde.

A situação só muda um pouco em relação ao sódio, pois a maionese possui uma quantidade maior, cerca de 105mg, contra aproximadamente 60mg para a mesma quantidade de margarina. Já em relação à manteiga com sal, a quantidade de sódio normalmente é semelhante a da maionese.

Conclusão

Pelas explicações acima, podemos perceber que a maionese é mais benéfica para a saúde que a manteiga ou a margarina. É claro que você não precisa deixar de comer manteiga ou margarina para sempre, é só saber consumir com moderação.

Por exemplo, no café da manhã, por ser o início do dia, a pessoa terá muito tempo para gastar energia e calorias, então todas as opções são válidas. Mas, quando possível, é interessante fazer a substituição pela maionese.

Outra dica importante é optar pelas versões mais saudáveis e até mesmo caseiras da maionese, para não haver preocupações com aditivos químicos que podem existir em algumas versões.

Como referenciar: "Maionese, manteiga ou margarina? Qual é melhor para a saúde?" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 22/01/2020 às 15:14. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/maionese_manteiga/

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