Você está em Artigos

Obesidade

A obesidade é um problema de saúde que tem como característica o excesso de gordura corporal e pode ser associada a algumas doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e hipertensão arterial.

Sintomas

-Ganho de peso
-Aumento de sudorese
-Dificuldade de respirar

Causas subjacentes

-Alimentação inadequada (excesso de calorias e carboidratos simples)
-Sedentarismo
-Desequilíbrio hormonal
-Desequilíbrio de neurotransmissores (serotonina)
-Problemas mentais e emocionais
-Genética
-Depressão
-Efeitos colaterais de remédios.

Índice de massa corporal (IMC)

O IMC é calculado da seguinte forma:

IMC= peso/altura²

Se o valor for igual ou maior que 30, o paciente já é considerado obeso. O exame de bioimpedância corporal (que identificara a porcentagem de gordura e massa do corpo) ou a avaliação de dobras cutâneas também são utilizados na avaliação do paciente.

Alimentos recomendados

Carnes magras, frutas, hortaliças, frutas oleaginosas (castanhas, nozes...), azeite de oliva extra virgem, carboidratos integrais, soja, feijões e leite e derivados desnatados.

Alimentos a evitar

Açúcar, carboidratos brancos (refinados), gorduras hidrogenadas (industrializados), carnes gordas, refrigerantes, salgadinhos, sorvetes e biscoitos.

Tratamento

O tratamento da obesidade é feito por uma equipe multiprofissional (médico, nutricionista, psicólogo) e sempre tem inicio quando o paciente torna-se consciente de que a mudança de hábitos de vida é fundamental para que apareçam os resultados.

Além de reeducação alimentar, deve haver a prática de exercícios, a suplementação, indicação de fitoterápicos ou de medicamentos para auxilio na redução do peso.

Como referenciar: "Obesidade" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 17/10/2018 às 07:47. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/obesidade/