Você está em Artigos

Como a obesidade afeta o corpo?

Cérebro: pessoas acima do peso têm duas vezes mais chances de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), devido aos altos níveis de colesterol apresentados. Também são mais propensas a desenvolverem problemas psicológicos, como ansiedade e depressão.

Coração: o acúmulo de placas de gorduras no interior das artérias dificulta a circulação de sangue eleva a aterosclerose.

Fígado: é um dos órgãos mais afetados com o excesso de peso, pois não consegue metabolizar toda a gordura ingerida, ficando parte dela acumulada. Com o tempo, esse acúmulo pode ocasionar esteatose hepática, cirrose e até mesmo câncer de fígado.

Pâncreas: o excesso de peso faz com que o suprimento normal de insulina não supra o aumento da demanda (devido ao alto consumo de alimentos ricos em carboidratos). Com isso, a entrada da glicose nas células fica prejudicada e seus níveis aumentam.

Aparelho reprodutivo: nas mulheres, o excesso de peso causa redução da fertilidade. Nos homens, pode causar queda da produção de espermatozoides e impotência sexual.

Como referenciar: "Como a obesidade afeta o corpo?" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 13/06/2024 às 16:30. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/obesidadecorpo/