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Obesidade infantil

A obesidade infantil está relacionada às mudanças ocorridas no estilo de vida dos pequenos, ao aumento do consumo de alimentos ricos em calorias, açúcares, gorduras e à diminuição da prática de atividade física.

Problemas de saúde associados

- Diminuição da autoestima e depressão;
- Problemas respiratórios;
- Aumento da pressão sanguínea;
- Problemas no coração;
- Diabetes tipo II;
- Excesso de gordura no fígado;
- Problemas na coluna e nas articulações.

 

Hábitos saudáveis

- Diminuir o tempo gasto com atividades sedentárias (computador e videogame, por exemplo);
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Adotar uma alimentação equilibrada.

Dicas de prevenção

- Estabeleça horários (aproximadamente de três em três horas) para a família realizar todas as refeições do dia, sentados à mesa e com calma;

- Procure diminuir ao máximo o consumo de alimentos ricos em sal, açúcares e gorduras (frituras, doces, fast foods e alimentos industrializados);

- Consuma de 8 a 10 copos de líquidos por dia.

Atenção!

- Sucos industrializados adoçados, refrigerantes e bebidas gaseificadas não são equivalentes à água mineral e aos sucos naturais.
- Dê preferência a alimentos naturais frescos, sem corantes e conservantes;
- Tome cuidado para não exagerar na quantidade de alimentos servidos para o seu filho;
- Evite levar as crianças para fazer compras no supermercado;
- Controle o consumo de doces e salgadinhos e não os deixe à vista pela casa ou em locais de fácil alcance das crianças;
- Evite premiar, consolar a criança com alimentos doces. Não estimule uma relação afetiva da criança com alimentos.

Como referenciar: "Obesidade infantil" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 17/10/2018 às 07:50. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/obesidadeinfantil2/