Você está em Artigos

Natal e frutas oleaginosas

Na ceia de Natal, as famílias reúnem-se para festejar o nascimento do filho de Deus.

Nesse período do ano, o que não pode faltar à mesa são as frutas oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs, amêndoas, etc.), pois representam riqueza, fartura e vitalidade.

Existem diversas maneiras de incluir as frutas oleaginosas no cardápio. A forma mais comum é misturá-las em receitas natalinas ou em sobremesas.

É possível acrescentar amêndoas e castanhas em bolos, tortas, no arroz ou no frango xadrez. Pode-se também incluir avelãs e nozes no musse de chocolate. O valor nutritivo das frutas oleaginosas é muito elevado, assim como o calórico. Por isso, o consumo deve ser moderado: 1-4 frutas por dia.

O ideal é que o consumo seja diário, pois as frutas oleaginosas são ricas em antioxidantes. Uma boa sugestão é consumir castanhas como lanche da manhã ou tarde. Elas são ricas em gorduras monoinsaturadas, poli-insaturadas, vitaminas e minerais que trazem muitos benefícios à saúde.

 As frutas oleaginosas são importantes fontes de ômega-3, ômega-6 e ômega-9, que auxiliam na redução do colesterol total e no aumento do HDL (colesterol bom); selênio e vitamina E (atuam como antioxidantes, combatendo os radicais livres) e minerais, como potássio e magnésio (prevenindo cãibras).

As gorduras presentes nas frutas oleaginosas são chamadas de ácidos graxos essenciais. A falta desses nutrientes no organismo pode ocasionar distúrbios hormonais, perda de memória, alterações de humor, dores nas articulações e inflamações, déficit da função imunológica, unhas e cabelos fracos, irritabilidade, doenças cardiovasculares, depressão, comprometimento da produção de energia e acúmulo de gordura na região central (abdominal).
 
Veja a quantidade de nutrientes encontrados nas frutas oleaginosas (referência: g/100g de óleo):

Frutas

Ômega-3

Ômega-6

Ômega-9

Avelã

0

16

54

Noz

5 a 10

51

28

Castanha-do-pará

0

24

28

Castanha-de-caju

0

6

70

Amêndoa

0

26

59

Amendoim

0

22

60

Purê de Castanhas

Purê de castanhas

Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
15 castanhas-do-pará;
3 cenouras cortadas em rodelas;
1 cebola;
2 colheres (sopa) de requeijão light;
1 colher (chá) de adoçante culinário ou açúcar;
sal a gosto.

Retire a casca das castanhas e cozinhe-as em uma panela.  Cozinhe as cenouras separadamente. No liquidificador, bata as castanhas e as cenouras cozidas. Retire a mistura e coloque em uma panela. Junte o sal, o requeijão e o adoçante (ou açúcar) e leve ao fogo. Misture bem com uma colher de pau até encorpar. Tire do fogo e sirva como acompanhamento de peru ou chester.

Como referenciar: "Natal e frutas oleaginosas" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/04/2024 às 03:38. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/oleaginosas/