Você está em Artigos

Nutrição ortomolecular

O principal objetivo do tratamento ortomolecular é equilibrar nosso organismo, repondo as vitaminas e os minerais que estão faltando no nosso corpo.

Também diminui os radicais livres que se encontram acima do ideal, retardando, desta forma, o envelhecimento.

O tratamento ajuda a combater o estresse, aumenta o metabolismo (acelera a queima de gordura), reduz a ansiedade, melhora o humor, elimina toxinas e repõe a vitalidade da pele, dos cabelos e das unhas.

Como funciona?

É necessário fazer um exame (de sangue, urina ou cabelo) que possa detectar a deficiência ou o excesso de vitaminas.

De acordo com o resultado dos exames é realizada uma dieta que corrija as necessidades do organismo; esta é totalmente individual e varia para cada pessoa.

Em alguns tratamentos são sugeridos suplementos, encontrados em cápsulas, que complementam a dieta.

Dieta vegetariana

É uma dieta que não permite o consumo de carne ou qualquer alimento de origem animal, e o consumo de ovos e derivados do leite é opcional; essa dieta diferencia o vegetariano restrito do não restrito.

Esta alimentação poderá ser equilibrada se atingir as necessidades diárias de nutrientes (vitaminas, minerais e proteínas). O consumo de ferro, cálcio, vitamina B12 e zinco deve ser adequado e, para isso, é importante incluir alimentos diferentes na dieta e aumentar o consumo de vegetais, legumes, frutas, castanhas e nozes.

As principais vantagens da dieta vegetariana são o baixo consumo de alimentos ricos em gordura saturada e o alto consumo de fibras.

A proteína animal pode ser substituída pela proteína vegetal (leguminosas como lentilha, feijão, grão de bico, ervilhas e soja).

Consumir vegetais da cor verde escura ricos em cálcio (couve, brócolis e espinafre). É importante acrescentar diariamente à dieta alimentos ricos em ômegas (gordura boa) como castanhas, nozes e amêndoas.

Como referenciar: "Nutrição ortomolecular" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 21/09/2018 às 15:06. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/ortomolecular/