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Selênio do ovo tem melhor absorção comparado a outras fontes de proteína animal

Minerais são micronutrientes fundamentais para o organismo, pois participam de forma intensa na função estrutural (tecidos/ossos), muscular, transmissão de impulsos nervosos, transporte de nutrientes e sua deficiência acarreta desordens nas reações químicas celulares gerando desequilíbrio e doenças.

O ovo é um alimento que contém vários minerais como cálcio, ferro, zinco, fósforo, potássio, magnésio, sódio. Possui também uma quantidade expressiva de selênio e este mineral é o assunto deste texto.

Apesar do selênio ser um elemento traço fundamental para o organismo, a concentração de selênio nos alimentos é variada porque depende da quantidade de selênio presente no solo (2).

O selênio é um oligoelemento fundamental para a síntese das selenoproteínas, desempenhando importantes funções biológicas como antioxidante, formação nos hormônios tireoidianos, síntese de DNA, fertilidade e reprodução (1,2).

Encontrado nos alimentos, o selênio pode estar na forma inorgânica como selenito, selenato e ainda na forma orgânica como selenometionina e selenocisteína com absorção no intestino delgado, ceco e colon (1).

No organismo, estas formas de selênio são precursoras das glutationas peroxidases (GPx), enzimas encontradas nos mais diversos tecidos e órgãos com poderosa ação antioxidante modulando a produção de mediadores inflamatórios e moléculas de adesão (3). Existem evidências positivas sobre a participação do selênio no controle glicêmico (2) apresentando efeitos benéficos tanto na DM 2 e também na síndrome metabólica (3).

Já as iodotironinas desiodinases, outro grupo de selenoproteínas, são responsáveis pela conversão do pró-hormônio tireoidiano T4 em T3 (forma ativa) (4). Portanto, o selênio é fundamental na regulação da tireoide. Ainda, o selênio atua na manutenção e integridade de membrana celular melhorando o sistema imune e também interage com metais tóxicos deletérios ao organismo (5).

Estudo realizado no hospital São Lucas (RS), apresentou evidências de deficiência na ingestão de minerais antioxidantes, entre eles o selênio, que pode estar relacionado ao baixo consumo de alimentos com selênio ou fatores fisiológicos relacionados à idade(6).

As recomendações nutricionais de selênio para adultos a partir de 19 anos variam de 45mcg (EAR) a 55mcg (RDA) (7). O excesso é extremamente tóxico ao organismo e o limite máximo de ingestão é de 400mcg (7). Artigo publicado por Ying Rong et al. concluiu que o consumo de um ovo por dia não eleva o risco de doenças cardiovasculares e derrame em indivíduos saudáveis (8).

Um ovo possui aproximadamente 15mcg de selênio e representa 33% das necessidades diárias de um adulto.

Além disso, o ovo é um alimento fonte de proteína, possui em sua composição vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K), vitaminas do complexo B, carotenoides luteína e zeaxantina, além de minerais, que fazem dele um alimento completo.

Autora: Lúcia Endriukaite

Referências

1-Beserra BTS, Oliveira ARS, Feitosa MM, Cruz KJC, Torres-Leal FL, Marreiro DN, Participação do selênio no diabetes mellitus tipo 2, Nutrire. 2015Aug;40(2):237-245
2-Youcef M, Hornik JK,Istasse L,Dufrasne I, Selenium in the Environment,Metabolism and Involvement in body functions,Molecules, 2013,18,3292-3311
3-Volp ACP,Bressan J,Hermsdorf HHM,Efeitos antioxidantes do selenio e seu elo com a inflamação e síndrome metabólica,Rev.Nutr., Campinas, 2010,23(4):581-590.
4-Esteves C, Neves C,Carvalho D, O Selênio e a tireoide, Arquivos de Medicina, 2012;26(4):149-153.
5-Cozzolino,SMF, Biodisponibilidade de Nutrientes,3o Ed., Barueri,SP:Manole,2009
6- Panziera FB,Dorneles MM,Durgante PP, Silva VL, Avaliação de minerais antioxidantes em idosos,Rev.Bras.Geriatria e Gerontologia, RJ.2011,14(1):49-58
7-IOM, Food and Nutrition Board, Institute of Medicine, National Academies, 2001
8-Rong Y, Chen L, Zhu TT, Song Y, Egg consumption and risk of coronary heart disease and stroke: dose-response meta-analysis of prospective cohort studies

Como referenciar: "Selênio do ovo tem melhor absorção comparado a outras fontes de proteína animal" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 19/07/2019 às 03:30. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/ovoselenio/