Você está em Artigos

Kefir

O kefir é uma combinação de aproximadamente 50 tipos diferentes de micro-organismos (bactérias e fungos benéficos para a saúde); a fermentação pode ser feita com leite ou água com açúcar mascavo.

A bebida mantém ou recupera a flora intestinal e age como laxante natural. As bactérias produzem uma espécie de açúcar capaz de estimular o sistema imunológico a fabricar substâncias para combater inflamações.

Com o envelhecimento, o estresse, a alimentação e os hábitos de vida incorretos ocorre uma diminuição dos micro-organismos benéficos e um aumento dos patogênicos.

A maneira mais simples de conseguir os grãos de kefir, ainda hoje, é por doação. Para quem não conhece doadores, é possível encontrá-los pela internet; o fundamental é buscar fontes confiáveis.

Iogurte probióticos x leite kefirado

Iogurtes probióticos

Contam com bactérias como as do kefir, mas em geral duas ou três espécies. Eles têm a vantagem de ser comercializado em larga escala.

Leite kefirado

Possui mais de 50 micro-organismos, sendo que pelo menos 20% deles podem ajudar na reposição da flora intestinal.

Como referenciar: "Kefir - Benefícios" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 13/06/2024 às 17:27. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/quefir/