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Vitamina C

Conhecida com ácido ascórbico, é um material branco, hidrossolúvel e cristalino, facilmente oxidado pelo calor e rapidamente absorvido pelo intestino delgado.

Benefícios

É necessária para a produção de colágeno, manutenção e integridade das paredes capilares, formação dos glóbulos vermelhos do sangue, metabolismo de alguns aminoácidos, absorção do ferro, formação de dentes e ossos, aumenta a resistência às infecções e favorece a cicatrização de queimaduras.

Atua como um importante antioxidante, neutralizando a ação dos radicais livres que desencadeiam o processo de envelhecimento precoce, além de aumentarem o risco para o desenvolvimento de câncer e doenças do coração. Protege a pele do sol, prevenindo rugas, manchas e desidratação.

Ingestão diária

A ingestão diária recomendada de vitamina C varia de acordo com a idade, sexo, grupo de risco e com os critérios individuais aplicados nos países.

Nos EUA, a DDR para os adultos é 60mg (Conselho Nacional de Investigação), mas esta recomendação varia de 30mg no Reino Unido a 100mg na antiga União Soviética (200mg para as grávidas).

Provas recentes estabelecem a estimativa para as necessidades de manutenção de uma saúde ótima na região dos 100mg diários.

A vitamina C está disponível em comprimidos convencionais, efervescentes e mastigáveis, comprimidos de libertação temporizada, xaropes, pós, granulados, cápsulas, gotas e ampolas, tanto isoladamente como em preparações de polivitamínicos e minerais.

Como referenciar: "Vitamina C - Benefícios e ingestão diária" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 28/02/2020 às 08:14. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/vitac/

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