Você está em Artigos

Vitamina C - a vitamina da beleza

A vitamina C participa da estimulação do sistema imunológico, promovendo uma maior resistência às infecções, melhora a absorção do ferro, auxilia na cicatrização de feridas, sangramentos e pequenos cortes, participa da síntese do colágeno, atua como poderoso antioxidante, neutralizando a ação dos radicais livres (que desencadeiam o processo de envelhecimento precoce e aumentam o risco para desenvolvimento de câncer e doenças do coração).

A vitamina C tem sido muito utilizada em cosméticos com intuito da prevenção do envelhecimento precoce e combate de radicais livres.


Ingestão diária

A recomendação da ingestão de vitamina C fica em torno de 60 a 100mg/dia. Já superdoses são desnecessárias, pois são vitaminas hidrossolúveis que o organismo não armazena e o excesso é eliminado pela urina.

Fontes

As suas melhores fontes são as frutas, as verduras e os legumes crus, que devem ser preparados no menor tempo possível, com pouca água e servidos imediatamente.

Deficiência

O principal problema da sua deficiência é uma doença chamada escorbuto. Há relatos também da ocorrência de anorexia, atrofia muscular, retardo de crescimento, fraturas ósseas, fragilidade capilar e cicatrização deficiente.

Como referenciar: "Vitamina C - A vitamina da beleza" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 19/07/2019 às 03:52. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/vitaminadabeleza/