Classificação dos carboidratos
A classificação dos carboidratos é feita de acordo com o tamanho que estes assumem. São então classificados como:
-
monossacarídeos
- dissacarídeos
-
oligossacarídeos ou polissacarídeos
Acompanhe a seguir as explicações sobre cada um deles.
Monossacarídeos
Os monossacarídeos (açúcar simples) são as unidades básicas dos carboidratos.
São raramente encontrados livres na natureza, mas estão em formas de dissacarídeos e polissacarídeos.
São os açúcares mais simples, não podem ser hidrolisados para uma forma mais simples. A maioria apresenta sabor doce. Constituem fonte prioritária de energia para os seres vivos.
São facilmente absorvidos a nível intestinal. Caem rapidamente na corrente sanguínea, elevando o hormônio insulina. De acordo com o seu número de átomos de carbono, são designados em:
TRIOSES ------- 3 carbonos
TETROSES ------- 4 carbonos
PENTOSES ------- 5 carbonos
HEXOSES ------- 6 carbonos
HEPTOSES ------- 7 carbonos
Glicose
É a forma de açúcar comumente encontrada na corrente sanguínea. É o principal produto formado a partir da hidrólise dos carboidratos mais complexos no processo de digestão.
A glicose é oxidada nas células para fornecer a energia que é armazenada no fígado e músculos na forma de glicogênio. O sistema nervoso central utiliza apenas glicose como fonte de combustível. A glicose é abundante nas frutas, xarope de milho, mel e em certas raízes. Nas frutas e vegetais o teor da glicose e frutose vai depender da do estado de maturação e preservação.
Frutose
É o açúcar das frutas, mais doce de todos os monossacarídeos. Sua doçura varia conforme a fruta amadurece, ela se torna mais doce porque a sacarose se transforma em glicose e frutose. É encontrado nas frutas e mel.
Galactose
É o açúcar do leite. Não é encontrado livre na natureza. Combina-se com a glicose para formar lactose. É obtida através da hidrólise (quebra) da lactose durante o processo de digestão.
Está presente no leite e em outros produtos lácteos.